Rio de Janeiro

Estágio de atenção

Chuva causa deslizamento e Prefeitura do Rio interdita 8 casas no Pavão-Pavãozinho

Segundo a Defesa Civil, 10 famílias ficaram desalojadas na localidade; capital entrou no terceiro estágio de atenção

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
Ruas dos bairros da Zona Sul da capital região ficaram alagadas durante a noite - Reprodução/ COR

Uma frente fria chegou ao Rio de Janeiro desde a última terça-feira (27), trazendo fortes chuvas ao litoral do estado na noite desta quarta (28). Devido ao alto volume de água, a capital entrou em estágio de atenção, o terceiro em uma escala de cinco níveis de vigilância. A previsão é de chuva fraca a moderada, com possibilidade de que seja forte, a qualquer hora nesta quinta (29).

Leia também: Verão, tempestades e alagamentos: como se proteger das chuvas fortes?

Nesta madrugada, a intensa queda d’água provocou deslizamento de terra no Morro Pavão-Pavãozinho, na Zona Sul da capital. No Twitter, o Centro de Operações do Rio (COR) informou que um muro de contenção caiu e houve deslizamento de barreira de grandes proporções. Durante a vistoria da Defesa Civil, os técnicos avaliaram que havia risco de desabamento de três imóveis onde moram 10 famílias. Ao todo, foram oito casas interditadas. 


Nesta madrugada, a intensa queda d’água provocou deslizamento de terra no Morro Pavão-Pavãozinho, na Zona Sul da capital / Reprodução TV Globo

As sirenes de emergência foram acionadas nas comunidades Pavão-Pavãozinho, Cantagalo, Cabritos, Babilônia e Chapéu-Mangueira, todas na Zona Sul. Ruas dos bairros da região ficaram alagadas durante a noite. De acordo com a prefeitura, além deste deslizamento, o Rio não registrou outras ocorrências graves por conta da chuva.

À imprensa, o prefeito Eduardo Paes (Democratas) pediu que a população respeite o toque das sirenes e busque abrigo em locais seguros em caso de chuva durante esta quinta (30).

"É uma chuva constante, o solo fica encharcado e, com mais o solo encharcado, mais o risco de deslizamento existe. O meu apelo para as pessoas é que elas respeitem as sirenes. Tocando as sirenes, as pessoas se desloquem para os pontos seguros para que possamos evitar que acidentes mais graves aconteçam", disse.

Em nota, a prefeitura recomendou algumas ações preventivas. Confira:

- Não se desloque pelas regiões mais afetadas pela chuva;

- Evite áreas sujeitas a alagamentos ou deslizamentos;

- Não force a passagem de veículos em áreas aparentemente alagadas;

- Em casos de ventos fortes ou chuvas com descargas elétricas, evite ficar próximo a árvores ou em áreas descampadas;

- Em pontos de alagamento, evite contato direto com postes ou equipamentos que possam estar energizados;

- Evite o contato com a água de alagamentos. A água pode estar contaminada e oferecer riscos à saúde;

- Verifique se há sinais de rachaduras em sua residência. Ao perceber trincas ou abalo na estrutura, acione a Defesa Civil pelo número 199 e evite ficar em casa;

- Moradores de áreas de risco precisam ficar atentos aos alertas sonoros. O acionamento das sirenes indica perigo de deslizamento. As pessoas devem se deslocar para os pontos de apoio estabelecidos pela Defesa Civil Municipal;

- Se necessário, use os telefones de emergência 193 (Corpo de Bombeiros) e 199 (Defesa Civil).

Edição: Mariana Pitasse