Rio de Janeiro

TEMPESTADE

Ciclone não chega ao Rio, mas estado tem previsão de chuva e vento muito forte

Tempo muda por influência de frente fria que vem do Sul do Brasil nesta quarta (1); ventos podem chegar a 76 km/h

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
Queda de árvore
Queda de árvores na Zona Sul do Rio provocou queda de energia elétrica na manhã desta quarta-feira (1) - Prefeitura do Rio

Um dos assuntos mais comentados nas redes sociais, o "ciclone bomba", com rajadas de vento que podem chegar a 130 quilômetros por hora e que atingiu estados da região Sul do Brasil, não chegará ao Rio de Janeiro com a mesma intensidade, mas o tempo deve mudar a partir do fim da tarde desta quarta-feira (1) por consequência da aproximação de uma frente fria.

Segundo o Centro de Operações Rio, a previsão é de chuva e ventos fracos a moderados a partir desta tarde. Mas há alerta para a ocorrência de vento moderado a forte durante a noite (até 76 km/h, principalmente na região litorânea) e previsão de temperatura máxima de 31ºC. Na escala de ventos, a classificação "muito forte" é aplicada a vento com velocidade a partir de 76 km/h.

::Entregadores do Rio e região metropolitana se unem à paralisação nacional::

Mais cedo, a Marinha emitiu alerta de ressaca com ondas que podem chegar até 3,5 metros de altura. O informe de mar agitado pode ocorrer até a próxima sexta-feira (3). Por isso, recomenda-se cuidado com a prática de esportes no mar, mirantes ou beira do mar, navegação e ciclismo na orla. 

Desde a noite de terça-feira (30) até a manhã de hoje, o Centro de Operações Rio registrou 16 ocorrências relacionadas aos ventos. Houve registro de ventos moderados a fortes durante a noite e madrugada, provocando quedas de árvores e galhos, entre outras ocorrências no município. Às 8h, os ventos chegaram a 52 km/h na Base Aérea de Santa Cruz, na Zona Oeste do Rio.

Edição: Eduardo Miranda