Rio de Janeiro

Na telinha

Festival de documentários "É Tudo Verdade" inicia nesta quinta com exibição online

Entre os destaques da 25ª edição do festival estão os veteranos documentaristas Silvio Tendler e Patrício Guzmán

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
a cordilheira dos sonhos
Vencedor na categoria documentário do Festival de Cannes 2019, "A Cordilheira dos Sonhos" tem exibição única nesta quinta-feira (24) - Divulgação

Maior mostra de filmes no gênero documental no Brasil, a 25ª edição do Festival Internacional de Documentários "É Tudo Verdade" começa nesta quinta-feira (24) e vai até o próximo dia 4 de outubro, com exibição gratuita de produções nacionais e de outros países em plataformas digitais.

Entre os destaques da programação está "A Cordilheira dos sonhos", do diretor chileno Patrício Guzmán e que ganhou o prêmio de melhor documentário a edição de 2019 do Festival de Cannes, na França. Com o filme, Guzmán encerra a trilogia do passado chileno sob a ditadura de Pinochet abordada também em "Nostalgia da luz" (2010) e "O botão de pérola" (2015).

Leia também: Cineasta Otto Guerra entra na Academia de Hollywood dois anos após vaias em Gramado

Sonhos, utopias e o passado de ditadura também estão tematizados em alguns filmes da produção nacional. "Libelu - abaixo a ditadura", de Diógenes Muniz, conta a história de grupos clandestinos e estudantis contra o AI-5 (Ato Institucional nº5). O olhar do cinema sobre outras ditaduras pelo mundo no "breve (e acelerado) século XX", como definiu o historiador Eric Hobsbawm, também estão na programação.

Outro destaque é a presença do já veterano cineasta Silvio Tendler, que resgata a história do documentarista Santiago Álvarez. O cubano registrou importantes fatos históricos nos últimos 60 anos em todo o mundo, como a Revolução Cubana, a Guerra do Vietnã, o processo de independência de nações africanas e a desintegração do bloco soviético.

Entre os filmes brasileiros, diversos longa-metragens trazem, por exemplo, novos olhares sobre a música. Jair Rodrigues ("Deixe que digam", de Rubens Rewald) e os Paralamas do Sucesso ("Os quatro paralamas", de Roberto Berliner) são alguns dos artistas que têm a carreira revista pelos cineastas e o público do "É Tudo Verdade".

A programação completa do "É Tudo Verdade" pode ser consultada aqui. Os debates ao vivo são apresentados no canal do festival no Youtube, mas para assistir aos filmes é preciso fazer o cadastro gratuito na plataforma Looke, conforme instruções na página oficial da mostra de documentários. 

Edição: Eduardo Miranda