Festival

TVT exibe documentários sobre meio ambiente em parceria com festival de cinema

Evento internacional de cinema ambiental estreia hoje e exibirá 60 filmes de forma gratuita até o dia 20 de setembro

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |

Ouça o áudio:

castanhal
Imagem do filme "Castanhal", sobre a vida de extrativistas na Amazônia que têm o futuro ameaçado pelo avanço do agronegócio sobre a floresta - Vitor Shimomura/Divulgação

Em parceria com o Festival Internacional de Cinema Ambiental da Serra Catarinense (Ficasc), que estreia hoje (14) e vai até o dia 20 de setembro, a Rede TVT incluiu na sua grade três documentários que abordam a urgência da conservação ambiental a partir de diferentes perspectivas​.

Castanhal​, ​Oremba'e Eí Yma Guare: O Mel do Passado​ e ​Vereda viva é liberdade​ vão ao ar nesta segunda-feira às 21h45, nos canais 44.1 (sinal digital HD aberto) em São Paulo, 512 da NET-ABC e também no site da TVT.

Os três filmes fazem parte da programação de 60 títulos, produzidos em mais de 20 países, que serão exibidos gratuitamente no site do Ficasc durante a programação. Por conta da pandemia, todas as exibições e atividades previstas foram adaptadas para o meio digital.

Leia também: A gente só vive porque a floresta está em pé, diz líder extrativista da Amazônia

A cerimônia oficial de abertura ocorre hoje às 19h em uma live com Doty Luz, idealizador e diretor do Ficasc, o ativista ambiental Mario Mantovani e a atriz Christiane Torloni, diretora do filme Amazônia, o despertar da florestania.

Além da programação online, o festival firmou parcerias e terá exibições presenciais de filmes na Ilha São Miguel, parte do arquipélago dos Açores, em Portugal, e em Lume, capital do Togo.

Edição: Rodrigo Chagas