Rio de Janeiro

Rádio

Ouça o Programa Brasil de Fato – Rio de Janeiro – 26/02/19

Ato em defesa da soberania alimentar e manobra para aposentar ministros do STF são os destaques

Rio de Janeiro | RJ |

Ouça o áudio:

Desmonte da política nacional de segurança alimentar e nutricional  aumenta a fome no país
Desmonte da política nacional de segurança alimentar e nutricional aumenta a fome no país - Antonio Cruz/Agência Brasil

O programa da última terça-feira (26) informa sobre a mobilização que será realizada em todo o país em protesto contra o fim do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea). Noticia também a manobra do partido de Bolsonaro para garantir que ele possa indicar ao menos 40% dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF).

Em entrevista, Mariana Santanelli, ex-conselheira do Consea Nacional, membro do Fórum Brasileiro de Soberania Alimentar e Segurança Alimentar e Nutricional, conversa sobre o Banquetaço, a articulação realizada em 40 cidades do país para defender a soberania alimentar e a permanência do Consea. Para Mariana, a atividade tem o objetivo de chamar a atenção da população e dos políticos para a importância da boa alimentação, livre de agrotóxicos, e da agricultura familiar.

Eduardo Miranda, repórter do Brasil de Fato RJ, fala sobre a PEC da Bengala e a manobra do partido de Bolsonaro que tenta diminuir a idade de aposentadoria compulsória dos ministros do Superior Tribunal Federal (STF) para 70 anos, o que daria o poder para o presidente indicar quatro novos ministros.

O programa traz ainda informações sobre a reunião do chamado Grupo de Lima e a posição do Brasil e Peru que descartaram a intervenção militar na Venezuela. E também como a mudança no PIS/PASEP vai afetar 21 milhões de pessoas.

No quadro Dicas Mastigadas, deliciosas informações de como se alimentar com as frutas da época.  

Edição: Fernanda Castro