Rio de Janeiro

Rádio

Ouça o Programa Brasil de Fato – Rio de Janeiro – 25/02/19

Um mês do crime da Vale em Brumadinho e bloco de carnaval que incentiva a doação de sangue são os destaques

Rio de Janeiro | RJ |

Ouça o áudio:

Há trinta dias moradores sofrem com o descaso e falta de informações
Há trinta dias moradores sofrem com o descaso e falta de informações - Reprodução/MAB

O programa da última segunda-feira (25) informa sobre a situação em Brumadinho (MG) um mês após uma das maiores tragédias socioambientais do mundo, que causou a morte de 179 pessoas.Fala também sobre o bloco “Vem Doar pra Mim” que agrega solidariedade à folia do carnaval.

Em entrevista, Alexania Rossato, coordenadora do Movimento Atingidos por Barragens (MAB), comenta como prevalece a impunidade e a falta de comprometimento do Estado e da mineradora Vale em relação ao crime ocorrido em Brumadinho. Por outro lado, aponta que a mobilização do MAB e moradores trouxe uma grande vitória: o pagamento de auxílio emergencial, pela Vale, a todos os atingidos de Brumadinho e região, por determinação da Justiça.

O coordenador de sustentabilidade do Instituto Arcádia, Alexandre Sapucaia, fala sobre a iniciativa criada há cinco anos em parceria com o Instituto Estadual de Hematologia Arthur de Siqueira Cavalcanti (Hemorio) para incentivar a doação de sangue no período de carnaval. Segundo Alexandre, nessa época do ano o nível de doação diminui e a procura aumenta.

O programa traz também a opinião de especialistas sobre as medidas inconstitucionais presentes na Reforma da Previdência. Ainda, as últimas notícias da situação na Venezuela após final de semana marcado por manifestações e movimentação de tropas entre a fronteira do Brasil e Venezuela.

No Papo Esportivo, a última rodada da Copa Rio e o lançamento da Liga de Basquete feminino são os destaques. 


 

Edição: Fernanda Castro