Quais os desafios do movimento sindical no atual mundo do trabalho? Como os sindicatos têm enfrentado o avanço da extrema direita? Estas são apenas algumas das perguntas que serão debatidas no encontro “Sindicalismo: ontem, hoje e amanhã” na segunda-feira (5), na sede da Federação Única dos Petroleiros (FUP), no centro do Rio de Janeiro.
O evento é promovido pela Universidade da Cidadania (UC), órgão suplementar da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), juntamente com a FUP. A atividade contará com a exibição do documentário “A geração que criou a CUT”, lançado em maio deste ano em Brasília. O filme traz personagens que contribuíram para fundar, no início da década de 1980, a Central Única dos Trabalhares (CUT) que tornou-se a maior central sindical da América Latina.
Além do documentário, ocorrerá também um debate com a presença de Maria Silvia Portella, mestre em Ciências Sociais e ex-assessora da CUT Nacional; Eleonora Ziller, diretora da Universidade da Cidadania; Cibele Vieira, diretora da FUP; Deyvid Bacelar, coordenador geral da FUP; José Sérgio Leite Lopes, antropólogo e Professor Titular do Departamento de Antropologia do Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); e Jorge Bittar, diretor de formação da Fundação Perseu Abramo.
O encontro “Sindicalismo: ontem, hoje e amanhã” ocorre na segunda-feira (5), a partir das 17h, na sede da FUP, localizada na Avenida Rio Branco, 133, 21º andar, no centro do Rio.
Serviço
Sindicalismo ontem, hoje e amanhã.
Data: 5 de agosto
Horário: das 17h às 19h
Local: Avenida Rio Branco, 133, 21º andar, Centro - Rio de Janeiro.
Edição: Jaqueline Deister