Rio Grande do Sul

INUNDAÇÃO

Com avanço da água, Porto Alegre tem até jacaré em bairro de classe média

Animal foi visto nadando no Menino Deus, um dos pontos mais tradicionais da capital gaúcha

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Equipe de fauna silvestre da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentatibilidade (Smamus) confirmou a presença de jacarés nas águas das enchentes em Porto Alegre - Reprodução vídeo

No “novo normal” de Porto Alegre, um jacaré apareceu nadando hoje (7) nas ruas do bairro Menino Deus. Tão logo o vídeo do jacaré surgiu e se tornou viral, surgiu a dúvida se era mesmo verídico aquele acontecimento. A confirmação veio através da equipe de fauna silvestre da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentatibilidade (Smamus), da prefeitura da Capital.

Em nota, a secretaria “confirma o avistamento de um jacaré de pequeno porte na região alagada do Menino Deus, na manhã desta terça-feira (7)”, registrou. “Um biólogo voluntário já está na região, monitorando os deslocamentos do animal".

A Smamus destaca que "a água é o habitat natural do jacaré, assim como de cágados e outras espécies”, acrescentou. Já houve informações sobre avistamento de jacarés também na zona Norte de Porto Alegre, também castigada pelas cheias.

“Ele não é agressivo”

A orientação é manter distância do animal. “Ele não é agressivo e apenas ataca se for para se defender. Assim como nós, humanos, os animais também estão enfrentando situações estressantes neste momento, portanto, evite a aproximação e não agrida a nossa fauna”, pediu.

Hoje (7) à tarde, o nível do Guaíba se situava em 5m23cm, de acordo com medição do Centro Integrado de Coordenação de Serviços. Isto significa que está dois metros e 23 centímetros acima da cota de inundação. A previsão é de que o nível baixe, porém muito lentamente ao longo da semana.

Com 31 mil habitantes, o Menino Deus, localizado na região Centro-Sul da cidade, não está situado à margem do rio. É um dos bairros mais antigos e tradicionais da Capital, com ruas e avenidas movimentadas, muito comércio, parque, shopping center, hospitais e repartições públicas.


Edição: Katia Marko