Paraíba

MEMÓRIA

Morre o paraibano Agassiz Almeida, um jurista e ex-deputado que atuou na criação da Constituição de 1988

Agassiz foi uma importante figura da luta pela redemocratização do país, após o fim da Ditadura Civil-Militar

Brasil de Fato PB | João Pessoa |
Agassiz Almeida foi um defensor da democracia. - Foto: Arquivo pessoal.

O ex-deputado e jurista Agassiz Almeida faleceu, aos 88 anos, nesse domingo (21), em João Pessoa. O velório iniciou às 8h desta segunda-feira (22) e vai até às 15h, no Salão Nobre da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB). O sepultamento será às 16h, no cemitério Parque das Acácias, em João Pessoa. 

A morte foi comunicada pelo filho de Agassiz Almeida. No comunicado, em sua rede social, Agassiz Almeida Filho afirma que o exemplo do pai “como homem público, jurista e escritor deixam um legado para as gerações de hoje e do amanhã”, salienta.

Agassiz Almeida foi um importante figura da luta pela redemocratização do país, pós Ditadura Militar, sendo um dos deputados que atuaram na construção da Constituição de 1988. Nascido em 25 de setembro de 1935, em Campina Grande (PB), aos 19 anos foi eleito vereador de Campina Grande. Agassiz formou-se em Ciências Jurídicas pela Faculdade de Direito da Paraíba, em 1958. Filiado, na época, ao Partido Socialista Brasileiro (PSB), Agassiz foi eleito deputado em 1962. Entretanto, teve seu mandato cassado, em 1964, com o golpe civil-militar. 

Na época do Golpe, Agassiz também era professor da UFPB, assim, foi demitido, preso e mandado para o arquipélago Fernando de Noronha, lugar onde os presos políticos eram enviados. Em 1986, foi eleito deputado pelo PMDB, participando da Assembleia Nacional Constituinte.

Nesta segunda-feira (22), a ALPB emitiu uma nota de pesar pelo falecimento de Agassiz de Almeida, ressaltando que ele “foi um notável defensor dos valores democráticos no Congresso Nacional”.

Agassiz Almeida foi também escritor. É autor do livro “Memórias de Minha Vida: do menino criador de pombos-correio à Assembleia Nacional Constituinte”, no qual relata sua trajetória política e de luta.

Em 2016, a Universidade Federal da Paraíba (UFPB) inaugurou o Memorial Agassiz Almeida, localizado no antigo prédio da Faculdade de Direito da Paraíba, na Praça dos Três Poderes, em João Pessoa. O espaço é baseado no acervo doado por Agassiz para a UFPB e reúne material literário, documental e fotográfico sobre a Paraíba. 

Apoie a comunicação popular, contribua com a Redação Paula Oliveira Adissi do Jornal Brasil de Fato PB
Dados Bancários
Banco do Brasil - Agência: 1619-5 / Conta: 61082-8
Nome: ASSOC DE COOP EDUC POP PB
Chave Pix - 40705206000131 (CNPJ)

Edição: Carolina Ferreira