Rio de Janeiro

Dia do Choro

Em comemoração antecipada, grandes nomes do choro carioca recebem homenagens na Câmara do Rio

Atividade foi marcada pela cerimônia de entrega das monções em respeito à luta pela preservação e difusão do gênero

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
Cavaquinhista pernambucano Mestre Siqueira, que traz em seu currículo apresentações ao lado de grandes artistas da música nacional - Vinícios Kabarite

A próxima terça-feira (23) marca o Dia Nacional do Choro. No Rio de Janeiro, as comemorações já começaram na sexta-feira passada (19) quando foi realizada, na Câmara dos Vereadores, a cerimônia de homenagem a músicos e grandes nomes do choro carioca. Organizada pelo mandato do vereador Edson Santos (PT), a atividade, realizada no Salão Nobre da casa, reuniu referências como mestre Siqueira, Luciana Rabelo, Didu Nogueira, Nilze Carvalho, além de os alunos e alunas da Camerata de Cordas e Orquestra Popular de Choro Jonas Barros.

Ainda participaram do evento, Paulo Eduardo Vidal, da Superintendência Regional do Iphan; Eduardo Nascimento, chefe do escritório regional do Ministério da Cultura; Rosimeri Conceição, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e Luiz Carlos Nunuka, diretor do Instituto Cultural Grupo 100% Suburbano.

Leia também: ‘Temos dificuldades de ver Pixinguinha como moderno’, critica pesquisador

A atividade foi marcada pela cerimônia de entrega das monções em respeito à luta pela preservação e difusão do gênero musical, acompanhada pelas apresentações dos alunos e alunas da Camerata de Cordas e Orquestra Popular de Choro Jonas Barros.

“Para mim esse dia aqui é o dia da vitória. O Brasil sem o choro não é quase nada, fica faltando alguma coisa, é um motivo de muito orgulho”, afirmou o cavaquinhista pernambucano Mestre Siqueira, que traz em seu currículo apresentações ao lado de grandes artistas da música nacional, como o grande Pixinguinha. 


Luiz Carlos Nunuka, presidente do Instituto Cultural Grupo 100% Suburbano foi um dos homeangeados / Vinícios Kabarite

Também agraciado com moção pela luta em favor da divulgação e preservação do Choro, Luiz Carlos Nunuka, presidente do Instituto Cultural Grupo 100% Suburbano, além de convidar a todos e todas para participarem do Trem do Choro, que parte da Central do Brasil rumo a Olaria na próxima terça-feira (23), às 11h13, também convocou os presentes para uma cruzada em prol do mais carioca dos gêneros musicais. 

"Participei da construção do dossiê que fez com que o choro se transformasse em Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil e pude perceber o quanto ele é fundamental. Porém não temos uma mídia que dê essa importância ao choro. E nós precisaremos fazer com que ela sinta o quanto está perdendo em não fortalecer este gênero musical”, finalizou Nunuka.

Edição: Mariana Pitasse