Rio Grande do Sul

REFORMA AGRÁRIA

Projeto piloto do Incra leva inclusão digital a cinco assentamentos no RS

Professora que conduziu ações comparou experimentos com 'sementes' que precisam ser cultivadas para 'frutificar'

Brasil de Fato | Hulha Negra |
Territórios da Reforma Agrária também precisam se tornar espaços de inclusão digital - Corbari

“É importante para as escolas do campo localizadas no território da Reforma Agrária ter acesso à Internet. Mas também é importante para a Internet ter acesso ao que se fez e a tudo o que se realiza nessas escolas e nesse território”, resumiu a professora Ana Giordani, da Universidade Federal Fluminense (UFF), na inauguração de uma das cinco salas digitais que integram o projeto piloto do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), instaladas junto a escolas do campo em assentamentos da Reforma Agrária no RS.

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“São apenas cinco sementinhas que inicialmente pudemos plantar, sementes que queremos entregar agora, que precisarão ser bem cuidadas e cultivadas para germinar na forma de direitos para os assentados e as assentadas, são cinco sementinhas que temos para mostrar que esse projeto dá certo e multiplicá-lo para todos os assentamentos do país”, completou Giordani.

Conforme a superintendência do Incra no RS relatou ao Brasil de Fato RS, o plano inicial era atender comunidades próximas a Porto Alegre – por questões técnicas e logísticas –, mas acabou adequado e atualmente abrange outras três regiões onde as dificuldades de transporte e comunicação são uma constante. A intenção é aperfeiçoar a proposta a partir da experiência inicial para estendê-la a outros assentamentos e demais superintendências do país.

Os locais atendidos na primeira etapa são a Escola Estadual de Ensino Médio Joceli Corrêa, no assentamento Rondinha (localizado no município de Jóia); Escola Estadual de Ensino Médio Antônio Conselheiro, no assentamento Bom Será (em Santana do Livramento); Escola Estadual Chico Mendes, do assentamento Santa Elmira (em Hulha Negra); Instituto de Educação Josué de Castro, do assentamento Filhos de Sepé (em Viamão); e Escola Estadual de Ensino Médio Nova Sociedade, do assentamento Itapuí (em Nova Santa Rita).

A intenção de gerar frutos é expressa no logotipo da Sala Digital em que uma semente se soma ao símbolo da conectividade, representada em nuances do marrom – da terra –, ao azul, do céu.


Inaugurações se converteram em celebrações à resistência das escolas do campo / Corbari

A parte física de cada Sala Digital é composta por 20 computadores e antena de internet. Quatro técnicos sediados em Porto Alegre prestam auxílio em tecnologia da informação e assessoria pedagógica. Além disso, um treinamento realizado em março capacitou tutores indicados pelos assentados para organizar o funcionamento dos espaços e orientar presencialmente os usuários.

O prazo de trabalho da estrutura de apoio é de um ano, mas pode ser prorrogado. Os laboratórios experimentais localizam-se junto a instituições de ensino, mas são abertos a todos os assentados.

Cada escola que recebeu a sala digital ficou responsável por ceder como contrapartida o espaço físico adequado e mobiliário. Em locais onde não havia essa disponibilidade – como na Escola Estadual Chico Mendes, de Hulha Negra – a própria comunidade desafiou-se a reunir esforços e se mobilizar pela construção.

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“É uma oportunidade importante para nossas crianças, ouvimos o chamado e inicialmente nos assustamos com o prazo curto para responder, mas não foi preciso mais do que uma consulta a um grande parceiro da escola, ao Frei Sérgio, do Instituto Cultural Padre Josimo, para que tivéssemos certeza de que mais uma vez as pessoas no nosso entorno fariam a diferença e esse projeto seria concretizado”, explica a professora Cenira Hann.

Olhando com orgulho para a casa construída no terreno da escola Chico Mendes, especialmente para acolher o projeto, Cenira destacou o apoio de dezenas de voluntários, cooperativas, instituições e, principalmente, assentados e assentadas que abraçaram a ideia e colocaram mãos a obra.

A configuração dos equipamentos buscou atender especificidades dos agricultores. Por isso, os computadores possuem mouse reforçado a fim de facilitar o manuseio e os terminais apresentam capacidade limitada de armazenamento interno, visando aumentar a vida útil, com foco na internet. Mesmo com esses cuidados, surgiram novas necessidades durante a implantação. Como resultado, os kits foram acrescidos de projetor e impressora e, em breve, receberão telão.


Em Hulha Negra o espaço tem duas portas, uma voltada para a escola e a outra para a estrada, como convite à comunidade / Corbari

“As salas vão elevar o conhecimento dos nossos jovens e abrir espaço também para famílias mais idosas, que têm dificuldade de acesso à comunicação e à internet. Vão contribuir inclusive nos processos de regularização, titulação e cadastro dos lotes”, prevê o superintendente regional do Incra/RS, Nelson José Grasselli.

O dirigente lembra que a tecnologia encurta distâncias e facilita a vida dos interessados, aperfeiçoando a infraestrutura dos assentamentos junto com fatores como estradas e saúde. Nesse sentido, é uma ferramenta que completa a conquista da terra e deve fazer parte do cotidiano dos agricultores.

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No mesmo sentido se manifestou Salete Carollo, integrante da direção nacional do Movimento dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais Sem Terra (MST). Para ela está posto um novo desafio, agora, aos Sem Terrinhas, que vão precisar ajudar os seus familiares a acessar a tecnologia e também aprender a utilizar os equipamentos para ter autonomia. A dirigente fez questão de inclusive sentar junto aos alunos na abertura da sala para conhecer o espaço e incentivá-los a desde já aceitar o desafio de compartilhar os seus conhecimentos com os mais velhos.


Salete Carollo representou a direção nacional do Movimento dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais Sem Terra / Foto: Corbari

A assentada Arlete Bulcão Pinto lembrou que todos os filhos passaram por aquela escola e agora a caçula, que ainda está estudando, terá a responsabilidade junto com seus colegas e professores de tornar a Sala Digital em um local de transformação. “Vocês, Sem Terrinhas, precisam se apropriar desse espaço e tirar o melhor desses equipamentos, vocês vão ter a oportunidade de aprender e também de nos ensinar”, assinalou a agricultora.

Falando à assessoria do Incra, o coordenador-geral, professor Marco Aurélio Sanfins, da Universidade Federal Fluminense (UFF), define a Sala Digital como “um projeto vivo”. Além de permitir a incorporação de novos itens materiais, a iniciativa poderá desenvolver cursos específicos para os agricultores ampliando o universo de possibilidades oferecidas via internet e os 11 treinamentos disponibilizados atualmente pela UFF. Uma pesquisa em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs) realizada em dois momentos pretende captar as mudanças percebidas pelas famílias a partir da iniciativa.

* Com informações da Assessoria de Imprensa do Incra/RS.


Edição: Katia Marko