Rio de Janeiro

Agenda

Fórum com programação na UFRJ debate desafios da integração latino-americana

Evento que acontece entre os dias 22 e 25 debate de forma interdisciplinar mudanças geopolíticas regionais

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
Evento acontece no Colégio Brasileiro de Altos Estudos (CBAE-UFRJ) - Divulgação

O Fórum Internacional "As Novas Dinâmicas das Relações Sul-Sul e os Desafios da Integração Latino-Americana", que acontece na próxima semana, entre segunda-feira (22) a quinta-feira (25), na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), tem como objetivo fortalecer um espaço de diálogo e reflexão coletiva sobre as profundas mudanças no sistema global contemporâneo. A ideia é que os apontamentos permitam a disseminação de conhecimentos e, ao mesmo tempo, gerem incidência em torno das dinâmicas de integração na América Latina e no Caribe.

Leia também: Elon Musk: lembre outras vezes que bilionário conservador tentou interferir na política da América Latina

Os encontros acontecem na parte da manhã e da tarde no Colégio Brasileiro de Altos Estudos (CBAE-UFRJ), que fica na Avenida Rui Barbosa, 762, no bairro do Flamengo, zona sul do Rio. O evento é organizado pelo Conselho Latinoamericano de Ciências Sociais (Clacso), a partir do do Grupo de Trabalho CLACSO de Geopolítica, Integração Regional e Sistema Global e do Centro de Pesquisa em Geopolítica, Integração Regional e Sistema Global (GIS/UFRJ).

"O fórum buscará promover um debate interdisciplinar sobre os desafios geopolíticos dos processos de integração regional no contexto das novas tendências da economia mundial, da crise climática, da transição energética, da nova arquitetura financeira global, das novas fronteiras do desenvolvimento científico e tecnológico e da geopolítica dos recursos naturais", afirma o texto de divulgação. 

A ideia é que o evento reúna membros da academia, organizações e formuladores de políticas públicas da América Latina e do Caribe, juntamente com convidados internacionais. A programação completa com as mesas e horários pode ser acessada no site do evento.

Edição: Mariana Pitasse