Distrito Federal

Imunização

Dia D de Vacinação em mais de 90 locais acontece neste sábado (13)

Serão aplicadas doses contra gripe, dengue, covid-19 e outras doenças, conforme calendário e grupos prioritários

Brasil de Fato | Brasília (DF) |
DF recebeu vacinas contra dengue em fevereiro de 2024 - Renato Alves/Agência Brasília

Neste sábado (13) ocorre o Dia D de Vacinação em todo o Brasil e acontece no Distrito Federal. De acordo com a Secretaria de Saúde (SES-DF) 90 locais de atendimento serão disponibilizados em todo o DF para oferecer a dose contra a influenza e imunizantes para dengue, covid-19 e outras doenças, conforme o calendário vacinal e os grupos prioritários.

Para atender a população também haverá ações em escolas, Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e condomínios, inclusive com atendimento na modalidade drive-thru. Além disso, dois "Carros da Vacina" também irão percorrer ruas do Gama e do Sol Nascente.

De acordo com a SES-DF o intuito é aproveitar a mobilização nacional para intensificar a imunização e ampliar todas as coberturas vacinais no Distrito Federal. “Estamos com equipes preparadas para garantir o atendimento a milhares de pessoas no sábado", assegura a secretária de Saúde, Lucilene Florêncio.

Cliquei aqui para saber a  lista completa com os locais de vacinação, horários e os imunizantes disponíveis está disponível no site da pasta.

Quem pode vacinar

O público-alvo do atendimento será voltado engloba todas faixas etárias, dos bebês aos idosos. Em cada local, a equipe da SES-DF estará preparada para indicar quais imunizantes poderão ser aplicados. Basta comparecer com documento e caderneta de vacinação.

Ainda segundo a Secretaria de Saúde, as crianças poderão tomar doses contra hepatite, meningite, pneumonia, sarampo, pólio, febre amarela etc. Meninos e meninas de 9 a 14 anos recebem a vacina contra o HPV. Para adolescentes e adultos, doses contra hepatite B, tétano e difteria (vacina dT), febre amarela e sarampo, caxumba e rubéola (vacina tríplice viral). Também há esquemas de vacinação específicos a bebês e idosos. O único imunizante que não estará disponível será a BCG.

Vacina contra Covid

A vacinação contra a covid-19 passou a ter novas regras neste ano. Crianças de 6 meses a menores de 5 anos (4 anos, 11 meses e 29 dias) devem tomar três doses. A partir dos 5 anos, o imunizante é aplicado apenas em quem não tiver o esquema básico de duas doses. O reforço com a bivalente agora é restrito a grupos prioritários, como pessoas com 60 anos ou mais, gestantes, puérperas e trabalhadores da saúde, dentre outros.

Vacina da gripe

De acordo com a SES-DF desde o início da campanha de 2024 já foram aplicadas mais de 121 mil doses em grupos prioritários. A meta, contudo, é atingir o público de 1,1 milhão de pessoas. "Quem está nos grupos prioritários precisa se vacinar, mesmo se tiver tomado a vacina contra a gripe no ano passado. Isso porque a cada ano há uma atualização para proteger contra novas cepas do vírus", explica a gerente da Rede de Frio Central da pasta, Tereza Luiza Pereira.

A vacina contra a gripe (influenza) está disponível a diversas categorias, como professores, profissionais de saúde, de segurança e salvamento, militares das três Forças Armadas, caminhoneiros, trabalhadores portuários, de transporte coletivo rodoviário e funcionários do sistema prisional. Nesses casos, é importante comprovar a ocupação profissional com crachá ou contracheque, dentre outros documentos que possam identificar o trabalhador.

Também são elegíveis a receber a dose idosos a partir de 60 anos, crianças de 6 meses a 5 anos, gestantes, puérperas, adolescentes cumprindo medidas socioeducativas, população privada de liberdade e pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições específicas de saúde. Quem tiver as doenças previstas deve comparecer a um local de vacinação com documentos que comprovem a condição clínica.

Vacina contra dengue

O Dia D de Vacinação será a oportunidade de proteger contra a dengue todas as crianças e adolescentes de 10, 11, 12, 13 e 14 anos que ainda não tomaram a primeira dose. Desde o início da campanha, em 9 de fevereiro, a SES-DF fez a aplicação de 52.280 doses. "A vacina contra a dengue faz parte de um grupo de ações de grande relevância para ajudar a combater a doença", aponta a coordenadora de Atenção Primária à Saúde da SES-DF, Sandra França. Ela lembra que, se a criança ou adolescente tiver sido diagnosticado com dengue, será preciso aguardar seis meses para iniciar o esquema vacinal.

:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato DF no seu Whatsapp ::

Edição: Márcia Silva