Minas Gerais

PERSEGUIÇÃO

Projeto de Lei que dificulta a realização de abortos legais é aprovado pela Câmara Municipal de BH

Para parlamentares progressistas, o projeto é uma forma de perseguir mulheres vítimas de violência

Belo Horizonte (MG) | Brasil de Fato MG |
"O objetivo real da proposta é obter dados para promover vigílias e ações sistemáticas de perseguição a esses locais" - Cida Falabella (Psol) - Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

A Câmera Municipal de Belo Horizonte (CMBH) aprovou um projeto de lei que obriga hospitais da rede pública e privada de Belo Horizonte a enviarem relatórios mensais para a Secretaria Municipal de Saúde sobre a realização de abortos. O PL 492/2023 foi votado em 2º turno nesta quarta-feira (3), e aprovado com 27 votos a favor e 10 contrários.

Nas redes sociais, a vereadora Cida Falabella (Psol) expôs sua indignação com a aprovação do projeto. Segundo a parlamentar, a lei é uma forma de perseguir mulheres vítimas de violência.

“A princípio, a proposta parece inofensiva — uma simples 'divulgação de dados para embasar políticas públicas' —, mas o objetivo real da proposta é obter dados para promover vigílias e ações sistemáticas de perseguição a esses locais e também às mulheres que os procuram para acessar seus direitos, muitas delas vítimas de violência sexual", afirmou a vereadora.

Nas redes sociais, usuários também se manifestaram contra o projeto:
 

 

 


A proposição foi de autoria da vereadora Flávia Borja (PP) e segue para sanção ou veto do prefeito de Belo Horizonte Fuad Noman (PSD).

 


 

Edição: Leonardo Fernandes