Rio Grande do Sul

RECONSTRUÇÃO

Levante Popular da Juventude lança campanha de solidariedade após incêndio destruir toda a sua bateria

Movimento social que agita manifestações em Porto Alegre há 18 anos soma um prejuízo de mais de R$ 15 mil

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Bateria é a porta de entrada para muitos jovens na organização - Foto: Divulgação/Levante Popular da Juventude RS

Um incêndio destruiu toda a bateria do Levante Popular da Juventude do RS, além de bandeiras, estandarte e outros materiais, no último sábado (30). Os prejuízos somam mais de R$ 15 mil e atingem o coração do movimento social que há 18 anos está presente em manifestações fazendo sua batucada na capital gaúcha. Frente a isso, o Levante lançou uma campanha de solidariedade.

:: Levante realiza encontro de jovens da periferia para debater a educação pública ::

“Desde sábado, dia do ocorrido, temos pedido ajuda através do Pix. Até hoje, temos um total de 4 mil arrecadado. Nossa prioridade é comprar as baterias para estar 100% nas atividades de rua e demais construções da cidade”, afirma Lucas Gertz, que integra a coordenação estadual da organização.

Segundo ele, ainda não se sabe a causa do incêndio, mas o material estava em uma construção antiga, então há indícios de que foi um curto circuito. O fogo atingiu dois banheiros e um quarto, o que também pode ter comprometido outros espaços. “Nesses espaços estavam a bateria do Levante, com 15 instrumentos entre surdo, repique e caixa, estandartes, bandeiras e demais materiais.”

O dirigente ressalta a importância da bateria do Levante, que é a porta de entrada para muitos jovens no movimento. “É o que mexe com o coração, com a pele, com a energia da juventude. Ao longo desses 18 anos, arrepiamos muita gente com a nossa bateria. Construímos milhares de plenárias, manifestações, encontros e acampamentos”, recorda.


"A juventude do Levante precisa da ajuda de todos e todas pra retomar esse patrimônio", ressalta Lucas Gertz / Foto: Divulgação/Levante Popular da Juventude RS

“Foi bebendo de experiências históricas da América Latina, especialmente das torcidas organizadas de futebol misturado com as escolas de samba que implementamos a batucada nos atos de rua. Para nós, a cultura e arte são mais do que ferramentas de mobilização, são uma forma, um novo jeito de fazer política e apresentar o projeto de mundo que queremos”, complementa.

Gertz faz o apelo à solidariedade de todas e todos. “A juventude do Levante precisa da ajuda de todos e todas pra retomar esse patrimônio que também é patrimônio de toda Porto Alegre. E que sempre está presente quando é chamada.”

Para contribuir com a reconstrução da bateria do Levante, faça um Pix para (telefone) 51999726020, em nome de Mariana. Ou entre em contato com o movimento através da sua página no Instagram.


Edição: Katia Marko