Paraíba

MOBILIZAÇÃO

Em assembleia, professores da UFPB decidem não deflagrar greve no dia 15 de abril

Categoria votou por mobilização ‘sem data definida’, o que significa que professores permanecem em ação

Brasil de Fato | João Pessoa - PB |
Reprodução - Foto: Internet

Em assembleia realizada na manhã desta quarta-feira (03), com a participação de 263 professores dos campi de João Pessoa e Bananeiras, a categoria decidiu pela não adesão à greve no estado. 


Reprodução / Foto: Internet

A greve estava marcada para o dia 15 de abril e, apesar da decisão de não continuidade no indicativo de greve neste momento, a categoria demonstrou disposição para manter-se mobilizada e se organizar junto aos demais servidores públicos federais.

O indicativo foi estabelecido sem uma data definida, o que significa que os professores permanecem em estado de mobilização e planejam participar da marcha em Brasília,  programada para o dia 17/04, com diversas atividades em oposição à ditadura. 

“O que foi aprovado, de forma bastante clara para a categoria, é que não temos disposição para greve no dia 15 de abril, mas que temos disposição para nos mantermos mobilizados para uma possível organização junto com os demais servidores públicos federais. Possivelmente teremos que chamar uma nova Assembleia”, explica Fernando Cunha, secretário geral da Adufpb (Sindicato dos Docentes da UFPB ).

Além disso, está prevista a participação nas atividades do Dia do Trabalhador - dia 1º de maio, juntamente com outros trabalhadores, e na reunião do setor das Instituições Federais, marcada para o dia 10 de abril.

Outros pontos discutidos incluíram um calendário de atividades para  eleição da Reitor(a), que ocorrerá no dia 25 de abril, e a conclusão do semestre na primeira semana de maio. Segundo o secretário, estes fatores também influenciaram na decisão de não deflagrar a greve neste momento.

A conjuntura nacional de mobilização política também foi considerada por parte da categoria, que avaliou não ser ideal entrar em greve neste momento. Novas deliberações poderão ser tomadas em uma possível convocação para uma nova assembleia.


Apoie a comunicação popular, contribua com a Redação Paula Oliveira Adissi do Jornal Brasil de Fato PB

Dados Bancários
Banco do Brasil - Agência: 1619-5 / Conta: 61082-8
Nome: ASSOC DE COOP EDUC POP PB

Chave Pix - 40705206000131 (CNPJ)

Edição: Cida Alves