Rio de Janeiro

Pesquisa

Com parceria entre prefeitura e UFF, Niterói desenvolve modelo meteorológico para prever temporais

Projeto foi desenvolvido a partir do auxílio de drones, satélites, mapas georreferenciados, sensores e robôs

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
Além do sistema de previsão, a Defesa Civil está adotando uma abordagem integrada na cidade - Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

Em Niterói, na região metropolitana do Rio de Janeiro, a Secretaria de Defesa Civil da cidade desenvolveu um modelo meteorológico para prever temporais com o auxílio de drones, satélites, mapas georreferenciados, sensores e robôs. A abordagem surgiu da colaboração entre a prefeitura e a Universidade Federal Fluminense (UFF), por meio do Programa de Desenvolvimento de Projetos Aplicados (PDPA).

Leia também: Mais de 230 mil pessoas foram afetadas pelas chuvas no Rio de Janeiro no último mês

Com o modelo, a cidade pretende diminuir impactos das chuvas para os moradores, que vão desde risco de vida, dificuldade na mobilidade urbana, perda de bens, pessoas desabrigadas e aumento da proliferação de vetores de doenças.

Além do sistema de previsão, a Defesa Civil está adotando uma abordagem integrada na cidade, combinando inteligência artificial (IA) com a participação ativa dos moradores para enfrentar as mudanças climáticas. O sistema identifica áreas de maior risco e envia alertas aos voluntários dos Núcleos de Defesa Civil (Nudecs), que realizam ações preventivas nas comunidades.

Uma outra iniciativa que requer apoio popular são as chamadas rondas preventivas, que buscam conscientizar sobre boas práticas ambientais. A população de Niterói também conta com o aplicativo Alerta DCNIT, que fornece avisos sobre condições ambientais adversas e permite o contato com o órgão em caso de emergência.

*Com informações do jornal O Globo.

Edição: Mariana Pitasse