Minas Gerais

MOBILIZAÇÃO

Campanha online convoca internautas a pressionar conselho contra a Stock Car

Conselho Municipal de Política Urbana (Compur) pode convocar evento para licenciamento ambiental nesta quinta-feira (21)

Belo Horizonte (MG) | Brasil de Fato MG |
Na madrugada do dia 5 de março, a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) finalizou a supressão das dezenas de árvores para a realização da Stock Car, a contragosto da população - Foto: Reprodução/Preserva BH

Ambientalistas de Belo Horizonte estão organizando uma mobilização online contra a corrida Stock Car, prevista para ser realizada na cidade em agosto deste ano. A convocação é para que a população encaminhe e-mail ao Conselho Municipal de Política Urbana (Compur) com pedido de licenciamento urbanístico. 

A chamada “Chuva de e-mail no Compur sobre a Stock Car” ocorre porque, na quinta-feira (21), às 9h, o órgão delibera sobre a possibilidade ou não de convocação do empreendimento ao licenciamento. 

Os movimentos também pedem para que a população se inscreva para falar durante a reunião do Compur, nos itens 1 e 5. 

Para a sugestão da mensagem do e-mail, são elencados pontos que estão em debate na cidade nas últimas semanas, como o fato de o conflito ter ganhado repercussão nacional e envolver uma área tombada em nível federal, estadual e municipal, além de estar localizada ao lado do Conjunto Moderno da Pampulha, área classificada Patrimônio da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

:: Receba notícias de Minas Gerais no seu Whatsapp. Clique aqui :: 

O texto também ressalta os problemas no trânsito ocasionados pelo evento, uma vez que, no dia 4 deste mês, em virtude da supressão das árvores, o tráfego foi interrompido por cerca de 3 horas no entorno do Mineirão.

Na madrugada do dia 5 de março, a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) finalizou a supressão das dezenas de árvores para a realização da Stock Car, a contragosto da população.

Também no início deste mês, a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) protocolou uma representação no Ministério Público do estado (MPMG) e no Ministério Público Federal (MPF), contra a realização da corrida no entorno do Mineirão. 

O ofício cita que não houve espaço para diálogo entre os organizadores do evento e a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) com a UFMG e a comunidade universitária antes da decisão. Também foram apontados impactos para o Hospital Veterinário e para as atividades de ensino, pesquisa e extensão da universidade. 

A sugestão do que deve ser encaminhado e para quais endereços está disponível aqui. 
 

Edição: Leonardo Fernandes