Rio Grande do Sul

BEM VIVER

Descendentes de uma linhagem Inca, maestros da Nação Q'eros do Peru chegam a Porto Alegre

Fortunato Flores e Martina Quispe realizam uma oferenda pela consciência planetária e o bem viver dos povos nesta quarta

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Porto Alegre recebe aos maestros Fortunato Flores e Martina Quispe da Nação Q'eros do Peru - Foto: Divulgação

Porto Alegre recebe aos maestros Fortunato Flores e Martina Quispe nesta quarta-feira (20), às 19h30, para uma oferenda pela consciência planetária e o bem viver dos povos. Promovida pela Escola Solar Andina e a Nación Pachamama, cerimônia será realizada no Espaço Rapa Nuy (Rua Delfino Riet, 116 - Santo Antônio, Porto Alegre).

:: Dia da Pachamama: saiba mais sobre ritual que chama as pessoas a se reconciliarem com a 'mãe de todos' ::

Segundo a guia da Escola Solar Andina Trinidad Aguilar, os Q’eros são descendentes de uma legítima linhagem Inca, são um coração vivo e originário deste continente.

“Ainda hoje falam o Quéchua e mantém a tradição do culto à Pachamama – Mãe Terra e aos Apus (espírito das montanhas). Preservam o saber solar da devoção à Mãe Terra e os antigos ensinamentos Incas do Bem Viver”, explica.

Trinidad conta que esta nação indígena, após escapar da conquista espanhola, ficou por mais de 500 anos sem contato com o processo colonial e imperialista da Latinoamérica e o resultado disto é um povo que carrega os ensinamentos ancestrais e a sensibilidade que reinava em nossas terras antes da invasão colonizadora.


Cerimônia será realizada no Espaço Rapa Nuy / Divulgação

“Por isto, a Nación Q'eros é considerada atualmente um dos pilares místicos de conexão vital com Pachamama, e agora, pela necessidade dos tempos em que vivemos, estes abuelos, abuelas e mestres, saem ao mundo para compartilhar suas sementes, tão cruciais para a humanidade na travessia deste momento planetário.”

:: Leonardo Boff desafia a resgatar a democracia, buscar a paz e projetar o bem viver ::

O encontro também contará com a presença de Mamas, Mestres e Amautas da Escola Solar Andina, e com um "Rezabaile" em Celebração ao Equinócio de Outono.

Os Maestros Fortunato e Martina farão atendimentos e sanações pessoais no Espaço Rapa Nuy nos dias 21 e 22 de março. Para maiores informações entrar em contato com Trinidad Aguilar: (51) 995927059.


Edição: Katia Marko