Rio Grande do Sul

CARNAVAL

Acadêmicos Verde e Rosa é a campeã do carnaval de São Leopoldo

Apesar de receber a maior pontuação do júri, Estação Primeira de São Léo perde cinco pontos e fica em quinto lugar

Brasil de Fato | São Leopoldo |
A Verde e Rosa do bairro Rio Branco mesclou as homenagens ao bicentenário da cidade e da imigração alemã, mas também exaltando em sua letra as religiões de matriz africana - Fotos: Thales Ferreira

Seis escolas de samba desfilaram na noite de sábado (2) e madrugada de domingo (3), na avenida Dom João Becker, a Passarela do Samba Tom Astral, em São Leopoldo. Cerca de 15 mil pessoas foram à avenida para assistir ao desfile e torcer por suas agremiações. O bicentenário de São Leopoldo e 200 anos da imigração alemã foi o tema de todas as escolas.

:: Escolas de samba da região Metropolitana vencem Carnaval 2024 de Porto Alegre ::

A Acadêmicos Verde e Rosa recebeu 219,3 pontos da comissão de jurados e é campeã pela primeira vez do carnaval leopoldense (a escola teve outros nove títulos com o nome de Acadêmicos do Rio Branco). A Imperadores do Sul ficou em segundo lugar com 219,1 pontos e a Leões da Feitoria, na terceira colocação, somando 218,1 pontos, Alambique Leopoldense em quarto com 217,1 e Estação Primeira de São Léo em quinto, totalizando 214,8 pontos, após perder cinco pontos em decisão tomada pelos presidentes das escolas (ver nota no final).

A Verde e Rosa do bairro Rio Branco foi a terceira escola a desfilar e trouxe como tema-enredo "São Leopoldo em Verde e Rosa, nas águas da miscigenação”. A escola mesclou as homenagens ao bicentenário da cidade e da imigração alemã, mas também exaltando em sua letra as religiões de matriz africana, também muito importante na construção cultural de São Leopoldo. Ao todo, foram 11 alas, duas alegorias, um tripé e 350 componentes em seu desfile.

Na Passarela do Samba Tom Astral passaram Alambique Leopoldense, Estação Primeira de São Léo, Acadêmicos Verde e Rosa, Leões da Feitoria e Imperadores do Sul. A Império do Sol foi a segunda escola de samba a desfilar na avenida como convidada.


Campeã da Série Prata em Porto Alegre, Império do Sol foi a segunda escola de samba a desfilar na avenida como convidada / Foto: Thales Ferreira

A escola não disputou o título do carnaval leopoldense por participar do desfile de carnaval de Porto Alegre, onde foi campeã da Série Prata e subiu para a elite, mesmo assim foi avaliada pelos jurados. A escola concorre com as outras cinco agremiações a premiação dos quesitos, como o estandarte de ouro, melhor bateria, samba-enredo, casal de mestre-sala e porta-bandeira, etc. A entrega dos prêmios será no dia 17 de março, na sede da Império do Sol, bairro São Miguel.

Os 33 jurados avaliaram os seguintes quesitos: bateria, harmonia, mestre-sala e porta-bandeira, samba-enredo, fantasia, enredo, alegorias e adereços, comissão de frente, casal de passistas, estandarte e evolução.

:: Desfile das escolas de samba de Porto Alegre terá arquibancada liberada e transmissão ao vivo ::

"O carnaval foi um sucesso, tivemos aqui mais de 15 mil pessoas, sem nenhuma incidência de violência, o que demonstra a disposição da população em fazer uma confraternização de alegria, com um espetáculo das escolas de samba. Fizemos o maior carnaval de São Leopoldo dos últimos tempos, não tenho dúvida nenhuma pelo resultado dele e pelo que ele ofereceu, pelo público e a vitória coletiva que construímos ao fazer esse carnaval", disse o secretário de Cultura e Relações Internacionais (Secult), Marcel Frison.

O carnaval de São Leopoldo é o grande carnaval competitivo na Região do Vale do Rio dos Sinos, depois de Porto Alegre, e reuniu carnavalescos e pessoas de outras cidades para prestigiarem o desfile.

Escola tri campeã de São Leopoldo fica em quinto lugar

A direção da escola Estação Primeira de São Léo lançou uma nota nesta segunda-feira (4) referente ao resultado do Carnaval. Segundo o texto, os pontos que receberam dos jurados provam que a Estação Primeira foi a Tetracampeã do Carnaval Leopoldense, “pois dos 220 pontos a serem conquistados, fizemos 219,8 pontos enquanto a campeã divulgada ontem, fez 219,3 pontos”.


A Estação Primeira recebeu uma punição de cinco pontos por utilizar a logomarca do Bicentenário no seu carro alegórico / Divulgação

A escola também conquistou cinco Estandartes de Ouro dentre os 11 quesitos, além da melhor Ala do Carnaval. “Dito isto, informamos que vamos procurar nossos direitos nas instâncias que forem necessárias para que se faça justiça conosco em respeito aos nossos quase 500 componentes que se envolveram no nosso carnaval e ao público em geral que nos aplaudiu e cantou conosco na Passarela do Samba Tom Astral e que não está entendendo ainda o acontecido.”

Por solicitação de duas escolas, a Estação Primeira recebeu uma punição de cinco pontos por utilizar a logomarca do Bicentenário no seu carro alegórico. A decisão foi tomada pelos presidentes das escolas, ficando cinco votos a um na decisão final.

A argumentação foi com base no inciso 2° do artigo 35 do Regulamento do Carnaval que tem a seguinte redação: "Não poderá haver propaganda política de qualquer natureza, divulgação publicitária ou propaganda do nome de pessoas do meio político."

Na reunião das Escolas, a Secretaria de Cultura esclareceu que a logomarca não caracterizava propaganda político partidária. “Fomos para a votação e perdemos, é óbvio. Os mesmos que abriram o boletim de ocorrência contra nós, foram os mesmos que votaram sobre a nossa punição e que acarretou na perda de cinco pontos administrativos.”


Dos 220 pontos a serem conquistados, a escola recebeu 219,8 pontos dos jurados e cinco Estandartes de Ouro dentre os 11 quesitos, além da melhor Ala do Carnaval / Foto: Thales Ferreira

Confira a íntegra da Nota oficial da Estação Primeira de São Léo

A Escola de Samba Estação Primeira de São Leo está completando 17 anos neste mês de março e é formada por pessoas apaixonadas pelo Carnaval. São mulheres, crianças e homens que se dedicam o ano inteiro para apresentar um belo espetáculo condizente com a grandeza do Município de São Leopoldo. Nossa cidade completa 200 anos e esse foi o tema de todas as agremiações. Nesse sentido, preparamos um tema-enredo muito criativo com alegorias, adereços e fantasias mostrando não apenas o passado da cidade como também o futuro promissor que está sendo construído agora.

Na nossa última alegoria, destacamos isso como símbolo do presente e usamos a identidade visual “São Leopoldo 200 anos - Bicentenário da Imigração no Brasil”. Esse símbolo foi amplamente debatido, constituído e aprovado pela Comissão Executiva do Bicentenário que reúne representantes de diversos segmentos da sociedade civil, como Associação Rio-grandense de Imprensa (ARI), Associação Comercial, Industrial, de Serviços e Tecnologia (Acist- SL), Instituto 2024, Museu Histórico Visconde de São Leopoldo, sindicatos de trabalhadores e do governo municipal. Portanto se trata de um símbolo da cidade e não de um governo ou partido político. Cada cidadã, cada cidadão, ou qualquer entidade de qualquer segmento pode utilizar esta identidade visual, pois ela é referente aos 200 anos da cidade.

Lamentamos profundamente a punição que recebemos e a forma como foi feita a discussão depois na reunião das Escolas e Secretaria de Cultura em que se discutiu sobre o boletim de ocorrência contra a Estação e demais pontos administrativos, antes do anúncio das notas. Lamentável o que fizeram com a nossa Estação, não dando chances para que argumentássemos melhor nossa defesa, mesmo com o esclarecimento que a Secretaria de Cultura fez de que a logomarca não caracterizava propaganda político partidária. Fomos para a votação e perdemos, é óbvio. Os mesmos que abriram o boletim de ocorrência contra nós, foram os mesmos que votaram sobre a nossa punição e que acarretou na perda de 5 pontos administrativos. O Inciso 2° do artigo 35 do Regulamento do nosso Carnaval tem a seguinte redação: "Não poderá haver propaganda política de qualquer natureza, divulgação publicitária ou propaganda do nome de pessoas do meio político."

Questionamos que a logomarca do Bicentenário não tem nada a ver com propaganda político partidária da Prefeitura Municipal de São Leopoldo, pelas razões apontadas anteriormente neste texto.

Só estamos buscando aquilo que achamos que é nosso de direito, pois os pontos que recebemos dos jurados provam que a Estação Primeira foi a Tetracampeã do Carnaval Leopoldense, pois dos 220 pontos a serem conquistados, fizemos 219,8 pontos enquanto a campeã divulgada ontem, fez 219,3 pontos. Além disso, conquistamos 5 Estandartes de Ouro dentre os 11 quesitos, além da melhor Ala do Carnaval. Dito isto, informamos que vamos procurar nossos direitos nas instâncias que forem necessárias para que se faça justiça conosco em respeito aos nossos quase 500 componentes que se envolveram no nosso carnaval e ao público em geral que nos aplaudiu e cantou conosco na Passarela do Samba Tom Astral e que não está entendendo ainda o acontecido.

Queremos deixar claro que não temos nada contra qualquer agremiação co-irmã e suas respectivas pontuações, pois ficaram a cargo de um competente grupo de jurados que julgou o Carnaval de São Leopoldo e que deu o título para a Estação. Todas as entidades estão de parabéns, pois todas fizeram um belíssimo espetáculo. Parabenizamos também a Secretaria de Cultura e a Produtora que montaram uma bela estrutura para nossos desfiles. Parabéns aos órgãos de imprensa que fizeram a maior cobertura do evento em todos os tempos. E por fim, agradecer ao grande público presente, porque o espetáculo que fizemos, foi direcionado a eles e eles interagiram bastante conosco. Justiça há de ser feita e comunicamos que desde ontem (3) já estamos trabalhando para o Carnaval/2025.

São Leopoldo, 04 de Março de 2024.
Direção da SRC Estação Primeira de São Léo

* Com informações de Scom/PMSL


Edição: Katia Marko