Rio Grande do Sul

RECONHECIMENTO

João Pedro Stedile vai receber Medalha do Mérito Farroupilha da Assembleia gaúcha

Homenagem ao líder do MST destaca luta pela democratização da terra, produção de alimentos saudáveis e combate à fome

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Deputado Adão Pretto Filho, que propôs a homenagem, ao lado de Stedile durante Encontro Estadual do MST/RS, em Pontão - Foto: Paulo Roberto

O economista gaúcho e líder nacional do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), João Pedro Stedile, receberá Medalha do Mérito Farroupilha, maior honraria concedida pelo Parlamento gaúcho. A entrega, proposta pelo deputado Adão Pretto Filho (PT), foi aprovada por unanimidade, nesta terça-feira (20), pela Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul.

:: Ato político dos 40 anos do MST reafirma a solidariedade como contraponto à crise do capital ::

Pretto comenta que a homenagem reconhece o trabalho desenvolvido por Stedile ao longo dos anos, tanto no Rio Grande do Sul quanto no país. “Sobretudo pela democratização do acesso à terra, a produção de alimentos saudáveis e o combate à fome, que hoje é uma das principais causas do Movimento Sem Terra”, destaca.

Segundo o deputado, a concessão da medalha também é uma homenagem ao MST, que em janeiro completou 40 anos de história. A data da cerimônia de entrega ainda será definida.

Stedile tem 70 anos e é natural de Lagoa Vermelha, na região Nordeste do estado. É graduado em economia pela Pontifícia Universidade Católica (PUCRS) e pós-graduado pela Universidade Nacional Autônoma do México. Ele já trabalhou na Secretaria de Agricultura do estado e é autor de vários livros sobre a questão agrária.

Desde a juventude, atuou na organização de trabalhadores e sindicatos no meio rural. Auxiliou a mobilização da população sem-terra na luta pela Reforma Agrária. Em 1984, participou da fundação do MST.

Ativista social, hoje Stedile é membro da coordenação nacional do MST e contribui com diversas articulações internacionais de movimentos sociais, como a Via Campesina, a Assembleia Internacional dos Povos (AIP) e a ALBA Movimentos. Também participa do Encontro dos Movimentos Populares com o Papa Francisco.


Edição: Marcelo Ferreira