Paraíba

CHUVAS

Inmet lança novo alerta de chuvas intensas e ventos fortes na Paraíba: risco elevado em 87 cidades

Autoridades aconselham a população a evitar se abrigar sob árvores durante as chuvas para prevenir acidentes

Brasil de Fato | João Pessoa - PB |
Reprodução - Foto: Internet

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) anunciou dois novos alertas de chuvas intensas que afetarão diversas cidades da Paraíba nesta quinta-feira (22). O alerta laranja, que sinaliza um risco mais elevado, inclui 87 cidades do Sertão paraibano, onde a previsão indica volumes de chuva entre 30 e 60 mm/h ou acumulados de 50 a 100 mm/dia. Acompanhando as chuvas, estão previstos ventos intensos, que podem variar entre 60 e 100 km/h, elevando os riscos de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos, e descargas elétricas na região.

O alerta amarelo, indicando perigo potencial, abrange 130 municípios das regiões do Agreste, Sertão, e Mata Paraibana. Neste caso, as chuvas esperadas variam entre 20 e 30 mm/h ou podem chegar até 50 mm/dia, com ventos intensos de 40 a 60 km/h. Embora o risco seja considerado baixo, ainda existe a possibilidade de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos, e descargas elétricas.

Os alertas emitidos pelo Inmet requerem atenção redobrada dos moradores das áreas afetadas, que devem tomar precauções para evitar danos materiais e riscos à segurança pessoal. Recomenda-se acompanhar as atualizações meteorológicas e seguir as orientações das autoridades locais para minimizar os impactos das condições adversas.

As autoridades também aconselham a população a evitar se abrigar sob árvores durante as chuvas para prevenir acidentes causados por raios ou quedas de galhos, e a estar atenta para sinais de alagamentos em áreas de risco. A previsão do tempo e os alertas do Inmet são ferramentas essenciais para que os cidadãos possam se preparar e responder de forma adequada às condições climáticas adversas.


Apoie a comunicação popular, contribua com a Redação Paula Oliveira Adissi do Jornal Brasil de Fato PB

Dados Bancários
Banco do Brasil - Agência: 1619-5 / Conta: 61082-8
Nome: ASSOC DE COOP EDUC POP PB

Chave Pix - 40705206000131 (CNPJ)

Edição: Cida Alves