Rio de Janeiro

Justiça eleitoral

Eleitores do estado do Rio têm 100 dias para regularizar biometria

De acordo com o TRE-RJ, mais de 4,3 milhões de eleitores fluminenses ainda não possuem a biometria registrada

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
A identificação biométrica afasta a possibilidade de fraude durante o processo eleitoral - Foto: divulgação

Os eleitores que ainda não possuem a biometria registrada na Justiça Eleitoral têm 100 dias, a contar desta segunda-feira (29), para fazerem o cadastramento biométrico em qualquer posto eleitoral no estado do Rio de Janeiro. No dia 8 de maio fecha o cadastro eleitoral para o pleito municipal deste ano e, por conta disso, não será mais possível fazer a coleta das digitais. 

De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ), mais de 4,3 milhões de eleitores fluminenses ainda não possuem a biometria registrada, o que representa pouco menos de 35% do eleitorado estadual, sendo cerca de 2 milhões na capital. A orientação da Justiça Eleitoral é para que a população não deixe para a última hora, quando provavelmente haverá filas nos locais de atendimento.

Leia mais: Impopularidade de Claudio Castro no Rio é obstáculo para aliados em eleição para a Prefeitura

Para saber se tem ou não a biometria registrada na Justiça Eleitoral, o eleitor deve fazer a consulta no site do TRE-RJ. Somente no caso de ainda não ter a biometria coletada o eleitor deve comparecer a um dos 165 cartórios eleitorais ou 18 Central de Atendimento ao Eleitor no estado, de segunda a sexta-feira, das 11h às 17h. Não precisa agendar, basta levar documento oficial com foto e comprovante de residência.

O TRE-RJ também irá realizar periodicamente ações com a Justiça Eleitoral Itinerante para intensificar o cadastramento biométrico em todo o estado, como a que ocorreu na semana passada na estação Carioca do MetrôRio, no Centro, e se repetirá no mesmo local nesta quinta (1º) e sexta-feira (2º).

O órgão destaca que a identificação biométrica garante que cada pessoa seja única no cadastro eleitoral, afastando a possibilidade de um eleitor tentar se passar por outro na hora de votar. 

A Justiça Eleitoral reforça que quem já possui a biometria, mas precisa regularizar a situação eleitoral, fazer alguma alteração no cadastro ou solicitar qualquer outro serviço que não envolva coleta das digitais pode realizar o procedimento pelo site ou por meio do Título Net. 

 

Edição: Jaqueline Deister