Paraíba

VIOLÊNCIA NO CAMPO

Trabalhadores Sem Terra são agredidos por seguranças contratados pela Usina Maravilhas

Na sexta (26), será realizada uma reunião para dar seguimento à resolução de conflito; Trabalhador está hospitalizado

Brasil de Fato PB | João Pessoa |
Após as agressões, um trabalhador teve que ser encaminhado para realizar cirurgias. Ele continua hospitalizado. - Foto: @mstparaiba.

Na tarde de ontem (24), dois trabalhadores rurais foram agredidos em acampamento organizado pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), localizado nas terras da Usina Maravilhas, no município de Caaporã (PB). A ação truculenta foi realizada por seguranças da Usina Maravilhas e ocorreu quando os trabalhadores preparavam a terra e adubavam plantio. 

Apesar de, desde julho de 2023, existir uma decisão judicial favorável aos agricultores, que assegura o direito de plantarem naquela terra, a medida não vem sendo respeitada e a área segue conflituosa. Na próxima sexta-feira (26), será realizada uma reunião on-line com o juiz da Vara de Efeitos Especiais, da Comarca de João Pessoa, no intuito de conversar sobre a situação e resolver o conflito.

Com a ação truculenta, José Paulo da Silva teve o braço machucado. Os seguranças usaram cassetetes de madeira de mais de um metro para realizar a violência contra os trabalhadores. Apesar de machucado, José optou por não ir ao hospital naquele momento; No entanto, Jailson Bernardino, conhecido como Jacaré, precisou ser encaminhado para o Complexo Hospitalar de Mangabeira, o Trauminha, em João Pessoa, para realizar cirurgias, uma vez que teve braço, clavícula e dedos quebrados, devido ao espancamento.  

Jailson Bernardino continua hospitalizado e vai necessitar de outras intervenções cirúrgicas, conforme relatório médico, feito pela médica do MST Miriam Leitão: "Ele ainda está aguardando por enfermaria e cirurgia reconstrutora de dedo que está previsto para ocorrer até sábado". A nota ainda informa que o "companheiro Jacaré já foi orientado e já tiramos cópia do documento hospital para dar entrada no auxílio doença pelo INSS e que, caso ele queira, também poderá processar a fazenda Maravilha". 

O início do conflito se deu quando seguranças impediram o trabalhador José Paulo da Silva de adubar a sua plantação de feijão, afirmando que as terras não percebiam a ele. José começou a gravar toda a situação. A partir daí, houve uma série de agressões. Foi quando Jailson Bernardino, conhecido como Jacaré, que estava em um trator fazendo corte de terra, viu a violência e foi tentar ajudar José Paulo. 

“Quando Jacaré saiu correndo para lá, já foi recebido por pauladas. A guerra passou para cima dele. Começaram a bater muito nele”, relata Josefa Maria da Conceição, a Zefinha, militante do MST e do Movimento de Trabalhadoras e Trabalhadores por Direitos (MTD).  “Quando vi a situação de Jailson, eu disse logo ´socorre logo ele para o hospital´. Foi horrível essa situação”, acrescenta Zefinha. 

O Brasil de Fato PB entrou em contato com a advogada da Usina Maravilhas. Entretanto, não houve posicionamento sobre o caso. 

Outros conflitos

Segundo Marcelo José da Silva, coordenador da regional do MST, a Usina Maravilhas decretou falência desde o final de 2012, início de 2013.

No pré-assentamento Wanderley Caixe, a empresa responsável pelo abastecimento de energia é a Neonergia Pernambuco, que abastece esse estado e Pedras de Fogo, na Paraíba. As famílias de Wanderley Caixe enfrentam o problema há mais de 10 anos. Em 2022, houve uma decisão judicial, da Comarca de Pedras de Fogo, obrigando a regularização da energia elétrica pela Neoenergia, mas até agora não foi cumprida. 

O problema afeta as famílias do pré-assentamento Wanderley Caixe de diversos modos. “O uso de gambiarras por meio de postes de madeiras e fios emendados causam circuitos, queimam os postes, danificam eletrodomésticos, bombas de água. O pior é o risco constante de novas tragédias por descargas elétricas. Em 2018, três pessoas morreram eletrocutadas no mesmo dia”, relata o advogado.

Na última segunda-feira (22), houve uma reunião com o representante da Neonergia, no município de Goiana (PE). Já nessa quarta (24), ocorreu uma reunião com o promotor de Pedras de Fogo, para que decisão de abastecimento elétrico seja cumprida. O MST está no aguardo das decisões. 

Leia nota completa sobre o estado de saúde de Jailson Bernardino, o Jacaré

"Está na área vermelha do H. Trauma de Mangabeira com medicação para dor (Tramal, medicação forte para dor), mesmo assim, ainda sente um pouco de dores pelo corpo. Está se comunicando bem, se alimentando e precisando de ajuda para banho.

De ontem para hoje foram feitos RX, mas só constataram fratura da mão e dedo indicador da mão direita. Ele ainda está aguardando por enfermaria e cirurgia reconstrutora de dedo que está previsto para ocorrer até sábado. Amanhã passaremos, novamente, no Hospital do Trauma para tentar agilizar a avaliação neurológica e tomografia/ressonância já que o mesmo recebeu pancadas na cabeça.

Vale salientar que estamos vendo as várias possibilidades para tentar agilizar a cirurgia, mas, realmente, há essa fila de espera devido a outras pessoas com problemas mais graves.

A esposa Simone ficará em um casa, próximo ao trauma para poder seguir visitando ele nos horários de visita (16h), mas não é indicado muita movimentação de gente por ele ainda não estar em enfermaria.

Companheiro Jacaré já foi orientado e já tiramos cópia do documento hospital para dar entrada no auxílio doença pelo INSS e que caso ele queira também poderá processar a fazenda Maravilha.

Jacaré está com dor, revoltado com a situação, mas demonstrou está e seguir muito firme na luta até a vitória

Att,

Miriam Brandão - médica MST"

Apoie a comunicação popular, contribua com a Redação Paula Oliveira Adissi do Jornal Brasil de Fato PB
Dados Bancários
Banco do Brasil - Agência: 1619-5 / Conta: 61082-8
Nome: ASSOC DE COOP EDUC POP PB
Chave Pix - 40705206000131 (CNPJ)

Edição: Carolina Ferreira