Rio de Janeiro

Temporais

No primeiro mês de 2024, mais de 100 mil pessoas foram afetadas pelas chuvas no estado do RJ

Os dados não representam a totalidade já que foram repassados por apenas 14 das 92 prefeituras no estado

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
Estragos e prejuízos aos moradores causados pelas chuvas em Belford Roxo, na Baixada Fluminense, que teve diversos pontos de alagamentos com a enchente do rio Botas - Fernando Frazão/Agência Brasil

Desde o começo de 2024, 100 mil pessoas foram afetadas de alguma forma pela chuva no estado do Rio de Janeiro. Desse total, 27 mil estão desalojadas e outras 927 estão desabrigadas. Os dados foram repassados ao portal G1 por 14 das 92 prefeituras no estado. A Baixada Fluminense é a região mais castigada, com duas tempestades na mesma semana.

Leia também: Câmara do Rio recebe mais de 2,8 toneladas de alimentos em doações para atingidos pelas chuvas

Os dados de pessoas desalojadas e desabrigadas se referem às seguintes cidades: Barra do Piraí, Belford Roxo, Duque de Caxias, Japeri, Mesquita, Miguel Pereira, Nilópolis, Nova Iguaçu, Paty do Alferes, Quatis, Queimados, Rio de Janeiro, São Gonçalo e São João de Meriti.

Segundo informou a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, mais de 29 mil refeições e 20 mil itens de primeira necessidade foram distribuídos. A Defesa Civil estadual, por sua vez, disse que segue monitorando as precipitações em todo o estado e atuando para prevenir e minimizar quaisquer danos. Ao todo, neste ano, 12 pessoas morreram por conta dos temporais.

Mais chuva

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê chuvas em grande parte do país nesta quarta-feira (24). No Rio de Janeiro alertas de grande perigo foram emitidos.

O alerta vermelho indica grande perigo, com acumulado de chuva acima de 100 mm/dia. Isso aumenta o risco de alagamentos, transbordamentos de rios e deslizamentos em áreas de risco nas cidades.

Na cidade, o Inmet prevê um dia com muitas nuvens, pancadas de chuva e trovoadas isoladas, com temperatura variando entre 23ºC e 21ºC.

 

Edição: Mariana Pitasse