Rio Grande do Sul

Alerta

Amrigs alerta para gravidade da falta de energia e água na área da saúde

Entidade destaca as graves consequências que a interrupção desses serviços vitais pode causar ao sistema de saúde

Brasil de Fato | Porto Alegre |
A Amrigs enfatiza que a situação demanda ação imediata por parte das autoridades responsáveis para evitar prejuízos irreparáveis à saúde da população - Foto: Cristine Rochol/PMPA

O cenário que atinge não apenas Porto Alegre, mas também outras cidades da região metropolitana afetadas pelos temporais recentes e pela dificuldade em sanar os problemas de falta de luz e de água fez com que a Associação Médica do Rio Grande do Sul (Amrigs) lançasse essa semana um alerta sobre as consequências que esse quadro traz. Entre eles os impactos que a situação traz ao sistema de saúde. 

:: Desastres e responsabilidade civil: os deveres de reparação e adaptação dos titulares e prestadores de serviços públicos ::
 
De acordo com o presidente da Amrigs, Dr. Gerson Junqueira Jr, a falta de energia elétrica compromete significativamente a estabilidade de medicamentos cruciais, como insulina, vacinas, antibióticos líquidos, imunobiológicos, quimioterapia, entre outros, que necessitam de refrigeração para manter sua eficácia. "Sem luz, tudo se perde, e isso inclui tratamentos essenciais para pacientes com diversas condições de saúde", destaca.


 
Além disso, a escassez de água afeta diretamente a higienização de materiais médicos, roupas hospitalares e até mesmo a realização de procedimentos cirúrgicos. A água desempenha um papel fundamental em diversas áreas do ambiente hospitalar, desde a lavanderia até o bloco cirúrgico. A Amrigs enfatiza que a situação demanda ação imediata por parte das autoridades responsáveis para evitar prejuízos irreparáveis à saúde da população.
 
Itens que necessitam cuidados especiais:

🚩Insulina: Essencial para o controle do diabetes, a insulina é sensível ao calor e deve ser armazenada na geladeira para manter sua potência.

🚩Vacinas: Muitas vacinas, como as da gripe, hepatite e outras, exigem refrigeração para preservar sua eficácia.

🚩Antibióticos líquidos: Certos antibióticos na forma líquida podem perder eficácia se não forem refrigerados adequadamente, sendo essencial seguir as instruções do rótulo.

🚩Imunoglobulina: Utilizada em algumas condições imunológicas, a imunoglobulina pode precisar ser refrigerada para manter suas propriedades.

🚩Hormônios: Alguns hormônios, como a somatropina (hormônio do crescimento), podem necessitar de refrigeração para manter sua estabilidade.

🚩Medicamentos para fertilidade: Algumas medicações utilizadas em tratamentos de fertilidade podem precisar de refrigeração para preservar sua eficácia.

🚩Medicamentos biológicos: Terapias biológicas, como alguns medicamentos para artrite reumatoide, exigem refrigeração para garantir sua integridade molecular.

🚩Medicamentos oncológicos orais: Alguns medicamentos utilizados no tratamento do câncer, na forma de comprimidos ou líquidos, podem necessitar de refrigeração.

🚩Medicamentos para transtornos gastrointestinais: Alguns medicamentos usados para tratar condições gastrointestinais, como colite ulcerativa, podem ser sensíveis à temperatura e requerem refrigeração.

🚩Medicamentos pediátricos líquidos: Diversos medicamentos destinados a crianças na forma líquida podem necessitar de refrigeração para garantir sua estabilidade e aceitação pelas crianças.


Edição: Katia Marko