Rio Grande do Sul

BANCO PÚBLICO

Caixa completa 163 anos com comemoração e cobranças dos bancários

Ato em Porto Alegre destacou papel social do banco para o Brasil, mas também trouxe reivindicações de trabalhadores

Sul 21 |
Ato foi realizado para marcar os 163 anos da Caixa Econômica Federal - Foto: Lais Escher/Comunicação SindBancários

Sindicatos de bancários de todo o País realizam atividades nesta sexta-feira (12) para celebrar os 163 anos da Caixa Econômica Federal. Em Porto Alegre, o ato ocorreu em frente ao Edifício Querência, na Rua dos Andradas, principal endereço do banco no Estado. Servidores festejaram com bolo o aniversário da instituição. 

:: ::

“Nesses 163 anos a gente está reforçando, em primeiro lugar, a nossa alegria em ver a Caixa um banco 100% público, forte, voltando a atender as pessoas que mais precisam no país e voltando a ser um forte motor do desenvolvimento do Brasil”, disse a diretora suplente da Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Instituições Financeiras (FETRAFI-RS), Sabrina Muniz.

Servidora da Caixa há 22 anos, Muniz destacou a volta do Minha Casa, Minha Vida e do PAC. “A Caixa está voltando a ter protagonismo. Isso nos dá orgulho de voltar a ser agente de transformação social”.


Ato foi realizado para marcar os 163 anos da Caixa Econômica Federal / Foto: Lais Escher/Comunicação SindBancários

Por outro lado, foi apresentada uma pauta de reivindicações, como a queda nos juros, melhores condições de trabalho, menos metas, defesa do Saúde Caixa (plano de saúde) e FUNCEF (previdência).

“Nós tivemos um ano em que tivemos alguns avanços, mas precisamos avançar muito mais, melhorar nossas condições de trabalho. Os nossos colegas de trabalho saíram de um período muito difícil e isso trouxe grandes traumas para a gente. Então nós temos ainda muitos problemas para resolver e muito para avançar na nossa qualidade de trabalho, saúde e segurança”, afirma Sabrina Muniz. 

O presidente do Sindbancários, Luciano Fetzner Barcellos, destacou a função social do banco. “A Caixa serve ao povo e o povo precisa da Caixa. Por isso todo ano o sindicato faz questão de estar aqui comemorando”. 

Edição: Sul 21