Rio de Janeiro

legado

Rio vai ganhar estátua de Betinho em comemoração aos 30 anos da Ação da Cidadania

Escultura faz referência a fábula do beija-flor, que fala de solidariedade; ONG busca patrocinador para o projeto

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
Projeto da estátua, criada pelo artista Edgard Duvivier, já está pronto e faz referência a fábula do beija-flor - Divulgação/Ação da Cidadania

Em comemoração aos 30 anos da Ação da Cidadania, o Rio de Janeiro vai ganhar uma estátua em homenagem ao sociólogo Herbert de Souza, o Betinho, fundador da ONG. A inauguração está prevista para março do ano que vem. 

Conhecido por sua atuação no combate à fome e à miséria na década de 1990, Betinho será eternizado na Praia de Botafogo, zona sul do Rio, de frente para o mar, que tanto admirava. A realização da estátua foi oficializada na última quarta-feira (6) em uma reunião entre representantes da ONG e da Prefeitura do Rio, que viabilizou a autorização para o monumento.

Leia mais: 

O bairro escolhido para abrigar a escultura foi o local que Betinho viveu até o fim da vida. Lá também fundou o Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas (Ibase) e a Associação Brasileira Interdisciplinar de AIDS (Abia).

Em 1993, o sociólogo criou o Ação Cidadania, maior movimento social contra a fome no país. Ele inovou ao convocar o país inteiro a assumir um papel ativo no combate à fome. Desde então, a ONG já ajudou mais de 26 milhões de pessoas e distribuiu 55 mil quilos de alimentos.

Até o final do ano, a entidade está recebendo doações para o Natal sem Fome, a maior campanha de arrecadação solidária de alimentos da América Latina. A expectativa deste ano é distribuir 2 mil toneladas de alimentos em todo o país com o apoio de grandes empresas. As doações podem ser realizadas através do site neste link, e também pelo PIX: [email protected].

Fábula do beija-flor

A escultura faz referência a fábula do beija-flor, que Betinho contava. Na história, o pássaro é questionado ao tentar apagar um incêndio na floresta levando água no bico. Ele tem consciência de que sozinho não consegue, mas dá o exemplo que se cada animal da floresta fizer a sua parte, o fogo vai cessar.

Leia também: 

O filho de Betinho falou que a homenagem é uma forma de imortalizar o legado do sociólogo. O projeto da estátua, criada pelo artista Edgard Duvivier, já está pronto. 

“A estátua tem uma particularidade bonita porque não vamos fazer um busto ou ele em pé. Ele vai estar sentado com um beija-flor na mão, como na fábula do beija-flor que fala de solidariedade. E vamos rodear esta estátua com arbustos e árvores, dando a entender que ele está recriando o que ele conta na fábula", disse Daniel Souza, presidente do Conselho da Ação da Cidadania e filho de Betinho.

A imagem terá o custo de R$ 200 mil, e a ONG busca agora por um patrocinador para o projeto. As autorizações do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) já foram concedidas.

"Acho que vai ser um momento emocionante de imortalizar ele através desse gesto, falando de solidariedade, ele que sempre foi uma pessoa absolutamente apaixonada pelo Rio de Janeiro", completa Daniel.

Edição: Clívia Mesquita