Rio Grande do Sul

ECONOMIA SOLIDÁRIA

25ª Feira Estadual de Economia Popular Solidária do RS segue até sábado 

Edição teve início nesta segunda (4) no Largo Glênio Peres com nove estandes da agricultura familiar e 67 de artesanato

Brasil de Fato | Porto Alegre |
"Com todas as adversidades que vivem os empreendimentos econômicos solidários, pequenos, médios ou grandes, ao longo destes 25 anos, nos mantivemos unidos, sonhando juntos" - Foto: Jorge Leão

Com uma estrutura de 1200 m2 com pirâmides de ferro, cobertura e fechamento lateral com lonas plásticas, nove estandes da agricultura familiar e alimentação e 67 de artesanato e confecção, teve início nesta segunda-feira (4) a 25ª Feira Estadual de Economia Popular Solidária do Rio Grande do Sul. Com a participação de 1708 pessoas, de 98 empreendimentos rurais e urbanos de diversas partes do estado, a Feira segue até este sábado (9).

:: Economia solidária populariza consumo de alimentos agroecológicos; confira no programa Trilhas do Nordeste ::

Entre os expositores está a artesã Enilda de Oliveira Nunes, de Porto Alegre. Há cinco anos trabalhando com gesso, ela faz sua estreia na Feira na edição deste ano. “Compro gesso branco e produzo elas do meu jeito, da minha forma e o primeiro dia já superou as expectativas. Espero que seja assim para todos os artesãos.”


Enilda de Oliveira Nunes expõe peças em gesso / Foto: Jorge Leão

A feira nasceu como um sonho da Cáritas Regional RS e pela gestão pública de Porto Alegre, em 1998. Conforme destacam os organizadores esse sonho foi prosperando. “Trabalhando o empoderamento dos empreendimentos na gestão e construção da feira, com o viés da autogestão, democracia interna, cooperação e solidariedade. Hoje, nossa feira é organizada principalmente pelas representações de empreendimentos econômicos solidários, através dos Fóruns Municipais de Economia Solidária”, ressaltam.

Moradora da cidade de Cristal, Rosa Hathmann há quatro anos tem sua marca Morangos da Rosa no mercado. Ela conta que a produção da geleia começou com morangos orgânicos, e hoje ela tem 40 mil pés.

“A gente vem se destacando há dois anos com a geleia de cerveja, erva-mate, caipirinha, tudo geleias exóticas, aqui na feira solidária. É o nosso segundo ano e está superando a nossa expectativa com um público muito grande, muito bom, o doce que a gente trouxe para até sábado, na quarta vamos ter que repor”, conta. 


Rosa Hathmann se destaca com suas geleias exóticas, de cerveja, erva-mate e caipirinha, por exemplo / Foto: Jorge Leão

De Belém Velho, bairro da zona Sul de Porto Alegre, o comerciante Luís Carlos da Silva está em sua sexta feira sempre vendendo os produtos que ele recicla. “Eu tiro praticamente do lixo e transformo em produtos para vender. Sempre vendi bem, é material utilitário e minha expectativa é a mesma de todos os anos, é vender toda produção que trago.”


Luís Carlos da Silva vende os produtos que ele recicla / Foto: Jorge Leão

Artesã de Novo Hamburgo, Jaqueline Haeser confecciona seus produtos em tecido, como carteiras, guirlandas, marcadores de livros, chaveiro. “A expectativa é a melhor de todas. Espero o ano inteiro por essa feira.”


Jaqueline Haeser confecciona seus produtos em tecido / Foto: Jorge Leão

“Com todas as adversidades que vivem os empreendimentos econômicos solidários, pequenos, médios ou grandes, ao longo destes 25 anos, nos mantivemos unidos, sonhando juntos e transformando este sonho coletivo em realidade. A cada edição, aprendemos mais, trocamos mais conhecimento e experiência, renovamos parcerias e construímos novas com o nosso olhar de fazer diferente”, afirmam os organizadores. 


Feira segue até sábado (9) / Foto: Jorge Leão

Sobre a Feira 

A edição deste ano é realizada pelos Fóruns Regionais de Economia Solidária: Passo Fundo-Planalto, Serra, Sul, Vale dos Sinos, Metropolitana de Porto Alegre, Fronteira Oeste Fórum Gaúcho de Economia Popular Solidária Fetraf-RS, Cáritas Brasileira – Regional RS, Unisol RS e Avesol.

Também conta com o apoio da Patuá Comunicação Solidária, Prefeitura Municipal de Novo Hamburgo - Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Prefeitura Municipal de Porto Alegre - Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Governo do Estado do Rio Grande do Sul - Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Profissional, Governo Federal - Secretaria Nacional de Economia Popular Solidária - Ministério do Trabalho e Emprego. 

Municípios envolvidos: Barra do Ribeiro, Caçapava do Sul, Canoas, Caxias do Sul, Constantina, Cristal, Estância Velha, Erechim, Esteio, Flores da Cunha, Gravataí, Lajeado, Machadinho, Novo Hamburgo, Passo Fundo Pelotas, Picada Café, Porto Alegre, Rio Grande, Rosário do Sul, Santana do Livramento, São Leopoldo, Sapucaia do Sul, Sertão Santana, Três Coroas. 


Edição: Katia Marko