Paraíba

ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

Nesta quarta-feira (6), acontece a Feira Agroecológica Natal sem Veneno, em Campina Grande/PB

O evento terá degustação de alimentos produzidos por agricultoras/es e informações sobre o uso de veneno no Brasil

Brasil de Fato PB | João Pessoa |
Feira Agroecológica Natal sem Veneno, em Campina Grande/PB. - Foto: Thaynara Policarpo. Acervo: ASA/PB.

Campina Grande sediará a 3ª Feira Agroecológica Natal sem Veneno, que terá a participação de agricultores/as de 15 municípios dos territórios da Borborema, Cariri, Seridó e Agreste. A data escolhida é o dia 6 de dezembro, em alusão ao Dia Mundial de Luta Contra os Agrotóxicos. O evento será na Praça da Bandeira, no Centro da cidade, das 7h às 13h. 

Organizada pelo Grupo de Trabalho (GT) de Comercialização da Articulação do Semiárido Paraibano (ASA Paraíba), Associação Brasileira de Agroecologia (ABA) "Territórios Livres" e Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), a feira une campo e cidade, trazendo uma oportunidade interessante para diálogos sobre alimentação saudável. 


Card da 3ª Feira Agroecológica Natal sem Veneno. / Divulgação.

Nas barracas, haverá oferta de alimentos produzidos totalmente livres de agrotóxicos, adubos químicos e transgênicos, cultivados por agricultores e agricultoras familiares, além de artesanato, plantas medicinais e ornamentais.

A programação terá apresentações culturais (teatro de bonecos e trio de forró), degustações de alimentos e distribuição de materiais informativos sobre a alimentação saudável, além de informações e dados sobre o uso de veneno no Brasil. 

No encerramento, haverá um sorteio de um balaio agroecológico para os consumidores da feira.


Feira Agroecológica. / Foto: Thaynara Policarpo. Acervo: ASA/PB.


Luta contra os agrotóxicos 

O Dia Mundial de Luta Contra os Agrotóxicos, celebrado em 3 de dezembro, se refere a um crime que ocorreu na cidade de Bhopal, na Índia, em 1984. Um vazamento em uma fábrica de agrotóxicos liberou gases tóxicos, matando quase 8 mil pessoas e deixando milhares intoxicadas. 

Recentemente, o projeto de lei (PL) 1459/2022, conhecido como Pacote do Veneno, foi aprovado pelo Senado, na sessão do dia 28 de novembro de 2023. O texto propõe uma flexibilização das normas que regulam o uso dos agrotóxicos. O PL segue para sanção ou veto presidencial. 

Fonte: com informações da assessoria da AS-PTA  Agricultura Familiar e Agro­ecologia.

Apoie a comunicação popular, contribua com a Redação Paula Oliveira Adissi do Jornal Brasil de Fato PB
Dados Bancários
Banco do Brasil - Agência: 1619-5 / Conta: 61082-8
Nome: ASSOC DE COOP EDUC POP PB
Chave Pix - 40705206000131 (CNPJ)

Edição: Carolina Ferreira