Rio de Janeiro

MERCADO DE TRABALHO

ONG JA Rio de Janeiro promove Feira de Profissões do Futuro inédita em ambiente metaverso

Ao vivo e gratuito, evento online oferece jornada digital por diferentes áreas de atuação e carreiras em crescimento

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
curso metaverso
Participantes poderão entrar em Aranduland, uma cidade virtual no metaverso, e aprender mais sobre o futuro do trabalho e escolher as palestras que querem assistir, ao vivo ou gravadas - Divulgação

A ONG JA Rio de Janeiro promove desta terça-feira (21) até sexta (24) a primeira edição da Feira de Profissões do Futuro, que será realizada no metaverso de forma 100% on-line e gratuita. A iniciativa, que contará com apresentações ao vivo e gravadas, visa compartilhar dicas para impulsionar a carreira de jovens estudantes e demais profissionais em busca de recolocação, do primeiro emprego ou de mudança da área de atuação.

A feira também vai contar com informações sobre profissões em alto crescimento, conteúdos sobre o futuro do trabalho e temáticas estratégicas voltadas ao mercado de trabalho atual, como inteligência artificial, marketing digital, games, sustentabilidade, entre outras.

O ambiente já disponível para navegação e acesso. Já as palestras ao vivo acontecem todos os dias de evento, em dois horários: 18h e 19h.

Link para mais informações e inscrições: https://conteudo.jarj.org.br/profissoes-do-futuro

Jornada pelo metaverso

Os participantes poderão entrar em Aranduland, uma cidade virtual no metaverso, e passear pelos prédios, conhecer as empresas, aprender mais sobre o futuro do trabalho e escolher as palestras que querem assistir, ao vivo ou gravadas.

O metaverso é um conceito de espaço virtual, acessível a todas as pessoas, que conecta usuários a várias plataformas, como YouTube e Google Meet, além de games e outras experiências imersivas. Já Aranduland é uma cidade digital, tecnológica e gamificada, focada na sustentabilidade do futuro.

"As soluções pedagógicas criadas aplicam programas e atividades que abordam temas de sustentabilidade e novas tecnologias, além do foco no mercado de trabalho, já que, para atender às novas demandas do século XXI, é importante que desenvolvam novas competências e habilidades, independente da área de atuação profissional", diz Renata Guimarães, diretora-executiva da JA Rio de Janeiro.

Projeto Super Futuro

A Feira de Profissões do Futuro é a culminância do projeto Super Futuro – projeto realizado pela Supergasbras, em parceria com a ONG JA Rio de Janeiro e com o apoio da Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro (Seeduc-RJ). A iniciativa oferece formação em negócios sustentáveis, novas tecnologias e orientação profissional a estudantes da rede pública de ensino.

O objetivo do Super Futuro é levar para a sala de aula assuntos essenciais para compreensão e desenvolvimento de um projeto de vida em prol de uma sociedade sustentável e uma carreira de sucesso. A meta é também contribuir com a formação de estudantes do Ensino Médio de escolas públicas do Rio de Janeiro em temas centrais do projeto: sustentabilidade, mercado de trabalho e novas tecnologias.

Para isso, professores e profissionais voluntários de diversas áreas de atuação da Supergasbras realizaram mentorias on-line sobre assuntos estratégicos, como Quarta Revolução Industrial, Economia Circular, Empreendedorismo Sustentável e carreiras de jogos digitais, unindo novas competências e habilidades necessárias aos jovens, sempre com foco em sustentabilidade e futuro profissional.

No programa “Negócios Sustentáveis”, os estudantes elaboram uma solução prática sustentável para o projeto. Já no “Futuro do Trabalho”, contam com oficinas de produção de currículo e entrevistas de emprego.

Serviço

Feira de Profissões do Futuro

Datas: 21, 22, 23 e 24 de novembro de 2023

Horários das palestras ao vivo: 18h e 19h

Todos os dias, a partir das 9h, aberto para navegação e palestras gravadas.

100% on-line e gratuito

Inscrições e informações: https://conteudo.jarj.org.br/profissoes-do-futuro

Inspira JA oferece cursos gratuitos

O período das férias que se aproxima também pode ser produtivo para aqueles que estão perto de concluir o ensino médio e ainda não sabem que carreira seguir. Na Inspira JA, jovens e adolescentes encontram cursos gratuitos com temas valorizados pelo mercado de trabalho.

São 21 cursos em quatro temas: Autoconhecimento, Marketing Digital, Tecnologia e Empreendedorismo e Educação financeira. Todos os cursos podem ser feitos pelo celular.

O curso mais novo da plataforma, lançado em setembro, é o de Gestão de Tempo, uma parceria da JA com a Verizon, empresa norte-americana de telefonia celular. Com duração de 50 minutos, o intuito do curso é fornecer dicas e ferramentas para os alunos conseguirem ter uma percepção da importância de administrar o próprio tempo e organizar melhor as suas demandas.

Há também um curso para aqueles que estão à procura de emprego. Em “Currículo: Por onde começar”, os inscritos aprendem a como fazer a melhor apresentação de suas habilidades para conseguir um trabalho.

O Brasil, de acordo com o relatório Education at a Glanc, lançado em julho, de um total de 37 países, é o segundo com maior proporção de jovens, com idade entre 18 e 24 anos, que não estudam e não trabalham, os chamados “nem nem”. O país fica atrás apenas da África do Sul. 

Na faixa etária considerada no relatório da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), 36% dos jovens brasileiros não estudam e estão sem trabalho. 

Segundo a Subsecretaria de Estatísticas e Estudos do Trabalho, do Ministério do Trabalho e Emprego 207 milhões de habitantes do Brasil, 17% são jovens de 14 a 24 anos, e desses, 5,2 milhões estão desempregados, o que corresponde a 55% das pessoas nessa situação no país, que, no total, chegam a 9,4 milhões.

Edição: Eduardo Miranda