Minas Gerais

MOBILIZAÇÕES

Categorias do serviço público de MG deflagram greves por direitos e contra política de Zema

Trabalhadores da educação, eletricitários e servidores da Prefeitura de BH estão com atividades paralisadas

Belo Horizonte (MG) | Brasil de Fato MG |
Servidores protestam contra o Regime de Recuperação Fiscal (RRF) de Zema - Foto: Sindiute-MG

Trabalhadores da rede estadual de educação, eletricitários e servidores da Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) estão com as atividades paralisadas por direitos trabalhistas e contramedidas de Romeu Zema.

No caso dos empregados da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), a greve começou na segunda-feira (20) e segue por tempo indeterminado. A mobilização reivindica um Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) justo para a categoria.

Porém, o coordenador-geral do Sindicato Intermunicipal dos Trabalhadores na Indústria Energética (Sindieletro), Emerson Andrada, explica que o processo de negociação com a empresa, durante o governo de Romeu Zema (Novo), tem sido complicado e, além de não atender às pautas dos trabalhadores, a Cemig propõe um conjunto de retirada de direitos.

:: Receba notícias de Minas Gerais no seu Whatsapp. Clique aqui ::

Emerson cita que, entre as propostas da empresa, está a redução do plano de saúde e a restrição do pagamento salarial e da estabilidade dos dirigentes sindicais que ainda atuam na Cemig.

“O que a empresa apresenta é um grande ataque aos direitos e conquistas da categoria eletricitária ocorridas ao longo dos últimos 72 anos. Por exemplo, a direção da empresa pretende trazer para o ACT propostas que ajudem a mitigar o enorme passivo trabalhista que a empresa possui, que é ocasionado pela violação constante dos direitos trabalhistas”, relata o coordenador-geral do Sindieletro.

Privatização antecipada

Na avaliação do sindicalista, essa prática também se expressa em outras empresas geridas pelo governo de Minas Gerais, como a Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa).

Emerson ainda acredita que esse processo faz parte da “antecipação da privatização” das empresas. Recentemente, Romeu Zema (Novo) enviou uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) estadual, que busca retirar a obrigatoriedade de realização de um referendo popular para vender as empresas estatais mineiras.

“As estatais passam pelo mesmo drama de terem que conviver com uma gestão que tem um viés ultraliberal e que trata o trabalhador como se fosse apenas uma ferramenta para aumentar a lucratividade. O governador vai passo a passo preparando a Cemig para a privatização, mesmo sem autorização da Assembleia Legislativa”, avalia Emerson.

:: Saiba mais: Sob críticas, propostas de Zema para privatizar empresas de MG começam a tramitar no Legislativo ::

Greve de 48 horas contra o RRF

Os trabalhadores em educação de Minas Gerais também iniciaram um movimento grevista nesta terça-feira (21). A paralisação tem previsão de durar 48 horas e denuncia as tentativas do governador de implementar no estado o Regime de Recuperação Fiscal (RRF).

No dia 14 de novembro, a educação já havia paralisado suas atividades pela segunda vez, apenas neste mês. Uma semana antes, outras categorias, que participam da Frente Mineira em Defesa dos Serviços Públicos, composta por 26 sindicatos, realizaram uma greve geral e um ato, que reuniu mais de 5 mil manifestantes na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).

O Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais (Sind-UTE/MG), avalia que o RRF, além de congelar os salários dos servidores por nove anos, significará o desmonte dos serviços públicos, impactando, entre outras coisas, no direito de a população acessar educação pública de qualidade.

“Estamos vivendo um momento crítico para a educação pública em Minas Gerais. O governo estadual quer impor o Regime de Recuperação Fiscal (RRF), que significa um arrocho salarial sem precedentes, ataques aos nossos direitos e mais desmonte do serviço público, em troca de um alívio temporário da dívida pública”, disse o sindicato, em nota.

:: Saiba mais: No dia do servidor público, entenda os retrocessos que o RRF pode causar aos trabalhadores ::

Servidores da PBH em greve

Na capital mineira, os servidores públicos da PBH também deflagraram greve nesta terça-feira (21). Os trabalhadores protestam contra a proposta de negociação salarial apresentada pela prefeitura.

Enquanto os servidores acreditam que o reajuste referente às perdas salariais deve ser de 10%, a proposta da PBH, recusada pelas categorias, foi de conceder apenas 2,91% a partir de agosto de 2024 e 2,91% a partir de dezembro do mesmo ano.

Após a realização da assembleia que deliberou pela greve, os trabalhadores fizeram uma marcha pelo Centro do município, passando em frente à prefeitura, que reuniu aproximadamente mil pessoas.

Para avaliar a continuidade do movimento grevista, outra assembleia foi convocada para quinta-feira (23).

Edição: Larissa Costa