Bahia

Privatização

Unigel, empresa privada gestora da FAFEN Bahia, suspende aviso prévio de 384 trabalhadores

Comunicado oficial da empresa afirma que continua em negociação para viabilizar a operação da Unigel Bahia

Salvador |
Unigel arrendou a FAFEN Bahia e Sergipe em 2021, reiniciando a operação de ambas - Alberto Coutinho/GOVBA

A Unigel Agro BA, empresa que arrendou a FAFEN desde 2021, anunciou a retirada do aviso prévio comunicado em 1º de novembro. No início do mês, a empresa havia anunciado a paralisação das operações em Camaçari e a consequente demissão de 384 trabalhadores diretos e indiretos.

O comunicado oficial da empresa afirma que continua em negociação para viabilizar a operação da Unigel Bahia.

Em nota, o Sindiquímica Bahia afirmou que a retirada do Aviso Prévio é também resultado das mobilizações, da atuação do sindicato e da união dos trabalhadores por seus direitos. O sindicato disse ainda que irá continuar acompanhando o desfecho, até que a Unigel, a Petrobras e o governo encontrem uma saída definitiva para a produção de fertilizantes nitrogenados.

A Fábrica de Fertilizantes (FAFEN) Bahia, uma unidade da Petrobras produtora de fertilizantes nitrogenados, foi fechada durante o governo de Michel Temer, em 2016. Anos depois, durante o governo de Jair Bolsonaro, a empresa foi arrendada para a iniciativa privada, juntamente com a FAFEN Sergipe, por um período de 10 anos.

Em nota, a Unigel afirma que “esta ação se fez necessária devido aos desafios macroeconômicos de mercado” e acrescenta que a produção será retomada assim que possível.

O Sindiquímica ressaltou que essa indecisão gera um desgaste psicológico e emocional, não apenas para os trabalhadores da Unigel, mas também para toda a cadeia produtiva que acaba sendo afetada. E ressalta que a oferta de fertilizantes é uma questão de interesse nacional e atinge diretamente a economia e a dinâmica industrial da Bahia.

 

 

Edição: Alfredo Portugal