Minas Gerais

RESPEITO

Após decisão judicial, uma das funcionárias mais antigas deve ser reintegrada à Inconfidência

Maria Lúcia Alves Carneiro, de 85 anos, foi demitida em fevereiro deste ano pelo governo Zema

Belo Horizonte (MG) | Brasil de Fato MG |
Imagem da fachada da ádio Inconfidência - Foto: EMC / Divulgação

 

Após meses de denúncias e mobilizações, a Justiça mineira determinou a reintegração de Maria Lúcia Alves Carneiro, de 85 anos, ao corpo de funcionários da Rádio Inconfidência. A programadora musical e radialista, que é uma das trabalhadoras mais antigas da emissora, havia sido demitida pelo governo de Romeu Zema (Novo) em fevereiro deste ano.

A decisão, tomada pelo juiz André Vitor de Araújo Chaves, aponta que Maria Lúcia deve ser reincorporada à rádio ainda neste mês. Caso a emissora descumpra a determinação, pode ser multada diariamente.

Além de ter sido desligada, na época da demissão, não foi garantido à radialista o pagamento de verba rescisória. Agora, o juiz também determinou que a emissora cumpra as convenções e os acordos coletivos da categoria.

:: Receba notícias de Minas Gerais no seu Whatsapp. Clique aqui :: 

Além de Maria Lúcia, o radialista Ricardo Parreiras, de 95 anos, e os jornalistas Miguel Rezende e Wladimir de Oliveira Penido também foram demitidos no mesmo período e nas mesmas condições.

Relembre

Desde o ano passado, a demissão dos cinco funcionários vinha sendo programada pelo governo Zema. O motivo era um entendimento do Supremo Tribunal Federal (STF), que não assegura estabilidade a servidores não concursados que começaram a trabalhar cinco anos antes da promulgação da Constituição Federal de 1988.

No final de 2020, a rádio lançou o Programa de Desligamento Voluntário (PDV). Na época, o Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Minas Gerais (SJPMG) já havia denunciado que o objetivo era demitir cerca de 40 funcionários de seu quadro.

“Discriminatório, o PDV não abrange todos os funcionários e tem como alvo principal os funcionários mais idosos da rádio. Além de preconceituoso, o PDV quer demitir funcionários que são verdadeiros patrimônios do rádio mineiro”, alertou o sindicato, em nota publicada na ocasião do lançamento do programa.

Após averiguar a situação, o entendimento da Justiça é de que a tese do STF não justifica a demissão dos trabalhadores.

:: Leia também: De acordo com sindicato, RH recomendou que jornalista venda “empadinhas” na Rádio Inconfidência ::

 

Edição: Larissa Costa