Rio Grande do Sul

INTIMIDAÇÃO

Deputado Matheus Gomes denuncia agressão verbal por agente da Guarda Municipal de Porto Alegre

Corregedoria-Geral da Guarda Municipal instaurou procedimento administrativo para apurar os fatos

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Fato aconteceu enquanto o parlamentar visitava a ocupação Okupa Jiboia - Foto: Paulo Garcia/ALRS

O deputado estadual Matheus Gomes (PSOL) denunciou, nesta quarta-feira (18), ter sido vítima agressões verbais e intimidação por um agente da Guarda Municipal de Porto Alegre. O fato aconteceu enquanto o parlamentar visitava a ocupação Okupa Jiboia, onde tentava resolução do problema entre a comunidade e o poder público. 

De acordo com o parlamentar, na intenção de falar com a coordenação do Museu de Porto Alegre Joaquim Felizardo, que faz divisa com a ocupação, chamou agentes da Guarda através do portão, que estava trancado, momento em que ocorreu a primeira agressão verbal. “Um dos integrantes da Guarda se negou a responder ao deputado e lhe tratou com extrema falta de decoro, elevando o tom de voz de maneira agressiva. Também estava sem identificação, ao ser questionado, não respondeu. Mesmo após a situação ter sido relatada ao comandante da ação, o servidor seguiu no loca”, relata.

:: Valter Nagelstein é exonerado de cargo comissionado na Assembleia Legislativa do RS ::

Terminadas as negociações junto aos representantes da Prefeitura de Porto Alegre, Matheus Gomes conta que dirigiu-se ao agente que havia lhe confrontado anteriormente para dialogar e entender o que havia ocorrido. Neste momento, o servidor veio em direção ao parlamentar de maneira intimidadora, vociferando calúnias e palavras de baixo calão, tendo que inclusive ser contido fisicamente pelo comandante da operação.

O deputado informou que abrirá processo na Corregedoria Municipal para que o caso seja apurado. “Nenhum cidadão merece ser tratado assim por um guarda municipal ququalquer agente de segurança pública, infelizmente recebi inúmeros relatos de pessoas que passaram pela mesma situação”, afirmou.

Matheus comenta que no mesmo dia recebeu ligações do secretário de Segurança Pública, Alexandre Aragon, e do comandante da Guarda Municipal, Marcelo Nascimento, com pedidos de desculpas. "Em menos de dois meses, dois parlamentares da Bancada Negra foram agredidos pela Guarda. O despreparo é generalizado ou eles têm um problema político conosco? Fica a questão", afirma.

Em nota, a Secretaria Municipal de Segurança (SMSEG) informou que a Corregedoria-Geral da Guarda Municipal instaurou um procedimento administrativo para apurar os fatos denunciados pelo deputado.

Nesta quinta-feira (19), a Ocupação Kasa Okupa Cultural Jiboia, que acolhe mulheres e pessoas LGBTQIAP+ na Cidade Baixa, em Porto Alegre, foi alvo de uma reintegração de posse com uso do Batalhão de Choque.


 
 

 

 

Edição: Marcelo Ferreira