Paraná

Direitos

Curitiba terá ato pela descriminalização do aborto nesta quinta-feira, 28

A manifestação acontece em meio ao julgamento pelo STF da ação que descriminaliza o aborto

Paraná |
Nesta quinta feira, 28/09, acontece em Curitiba, na Praça Santos Andrade, a partir das 18h, o “ Ato Pela Vida das Mulheres - Giorgia Prates

Nesta quinta feira, 28/09, acontece em Curitiba, na Praça Santos Andrade, a partir das 18h, o “ Ato Pela Vida das Mulheres”. A manifestação marca o Dia Latino-Americano e Caribenho de Luta pela Descriminalização do Aborto.

A manifestação  acontecee também em meio ao julgamento da pelo  Supremo Tribunal Federal (STF) da ação que pede a ampla descriminalização do aborto realizado até 12 semanas de gestação, apresentada em 2017 pelo PSOL e o Instituto Anis.

A relatora do caso e presidente do STF, Rosa Weber, se manifestou a favor da liberação da descriminalização.Porém, o julgamento foi interrompido por um pedido do ministro Luís Roberto Barroso para que a ação seja analisada pelo plenário físico do Supremo. com isso, prosseguirá em sessão presencial do Plenário, em data a ser definida.

As Frentes organizadoras do ato que acontece nesta quinta  destacam que a discussão sobre o aborto deve também ter um recorte racial e de classe. "Com a criminalização do aborto, a vida reprodutiva das mulheres e outras pessoas que gestam é afetada por injustiças sociais, baseadas em gênero, raça, classe, entre outras. Isso torna a descriminalização uma demanda de justiça reprodutiva", afirmam.

Organizado pela Frente Feminista de Curitiba, Região Metropolitana e Litoral e pela Frente Estadual pela Legalização do Aborto, a ação contará também com  atrações culturais, como a bloca Ela Pode Ela Vai, e apresentações dos grupos Pretas com Poesia e Slam das Gurias CWB.

 

Ato pela Vida das Mulheres 

Data: 28 de setembro de 2023 

Horário: 18h 

Local: Escadaria da UFPR das Santos Andrade, Curitiba, PR

Edição: Ana Carolina Caldas