Rio de Janeiro

IMUNIZAÇÃO

Programa Vacina na Escola aplicou mais de 28 mil doses em um mês em escolas públicas e privadas do Rio

Até 15 de setembro, 1.220 instituições de ensino receberam as equipes de vacinação; outras 500 estão na lista

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
vacina na escola
O programa Vacina na Escola, da Prefeitura do Rio, já aplicou mais de 24 mil doses de imunizantes - Edu Kapps/Prefeitura do Rio

O programa Vacina na Escola, da Prefeitura do Rio, aplicou 28.489 doses de imunizantes diversos em escolas públicas e privadas da capital fluminense no período de 30 dias. Destas, 11,5 mil foram da vacina HPV quadrivalente, que previne contra o câncer de colo de útero, entre outros tipos.

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), a doença atinge 17 mil brasileiras a cada ano e, em 2021, causou 6.606 óbitos no país, o que representa uma taxa de 6,06 mortes a cada 100 mil mulheres.

Leia mais: O que você precisa saber sobre o câncer do colo de útero

O Programa Vacina na Escola, da Prefeitura do Rio, faz parte da campanha Vacina, Rio, uma grande mobilização intersetorial que engloba um conjunto de iniciativas para estimular a imunização dos cariocas de todas as idades e em todas as regiões do município. É voltado para as escolas das redes municipal e estadual localizadas na cidade e aberto também para as unidades privadas que queiram participar.

Até 15 de setembro, 1.220 instituições de ensino receberam as equipes de vacinação e cerca de outras 500 serão contempladas nas próximas semanas.

A vacinação nas escolas é voluntária e precisa ser autorizada pelos pais dos alunos, por escrito ou presencialmente. O aluno deve levar sua caderneta de vacinação para avaliação pelos profissionais de saúde, que aplicarão as doses necessárias para atualização dos esquema vacinal.

Todos os imunizantes dos calendários da criança e do adolescente são disponibilizados no programa, conforme a faixa etária dos alunos de cada unidade. A vacina contra o HPV, especificamente, já foi aplicada nas escolas em 6.610 meninos e em 4.951 meninas.

A neoplasia de colo de útero é o quarto tipo de câncer que mais atinge mulheres no mundo. Desde 2014, a vacina HPV quadrivalente é oferecida gratuitamente pelo SUS para meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos. O imunizante trabalha na prevenção de lesões genitais pré-cancerosas de colo de útero e contra as verrugas genitais em mulheres e homens, estimulando o organismo a produzir anticorpos que vão agir contra o vírus, transmitido durante a relação sexual.

A indicação, portanto, é que a aplicação da vacina seja anterior ao início da vida sexual, antes do possível contato com o vírus, por isso a faixa etária adotada pelo Programa Nacional de Imunizações. O HPV também pode causar câncer de pênis, ânus, vulva, vagina e orofaringe.

Edição: Eduardo Miranda