Rio Grande do Sul

RECONSTRUÇÃO

Ministério das Cidades destinará 1.500 moradias para vítimas de enchentes no RS

Ministro Jader Filho informou que unidades habitacionais serão destinadas pelo programa Minha Casa, Minha Vida

Brasil de Fato | Porto Alegre |
"É importante estar vinculado com o governo do estado para que a justificativa esteja em conformidade ao decreto de calamidade pública”, afirmou o ministro Jader Filho - Foto: Jorge Leão

O governo federal, através do ministro das Cidades, Jader Filho, anunciou, nesta domingo (10), em coletiva de imprensa, a destinação de 1.500 unidades habitacionais destinadas do programa Minha Casa, Minha Vida às pessoas afetadas pelo temporal no Rio Grande do Sul. O investimento é de cerca de R$ 195 milhões. De acordo com a Defesa Civil do RS, 93 municípios foram atingidos e 340.918 pessoas afetadas, sendo que 4.794 estão desabrigadas e 20.498 desalojadas.

:: Alckmin anuncia R$ 741 milhões para cidades afetadas por ciclone extratropical no RS ::

Na coletiva de imprensa, o ministro Jader Filho esclareceu que as moradias de interesse social irão atender os municípios em situação de calamidade pública, que deverão buscar o Ministério das Cidades para apresentar suas necessidades. Além disso, até o final do mês de setembro, serão publicadas as portarias do Fundo Nacional de Habitação de Interesse Social (FHNIS) para atender os municípios com menos de 50 mil habitantes.

“Quero expressar minha solidariedade a todas as famílias enlutadas, a todos aqueles que sofreram perdas nessa tragédia que está assolando o Rio Grande do Sul. Vamos reabrir o programa Minha Casa, Minha Vida para que os municípios possam dar entrada e apresentar suas demandas. É importante estar vinculado com o governo do estado para que a justificativa esteja em conformidade ao decreto de calamidade pública”, afirmou o ministro.

Ele ressaltou a importância do Ministério das Cidades, recriado em janeiro, para lidar com programas que visam prevenir desastres naturais que possam impactar drasticamente a população.

:: 'Depois dessa tragédia que foi a maior enchente de Muçum vamos ter que nos reerguer', afirma morador ::

Jader Filho integrou a comitiva do presidente da República em exercício, Geraldo Alckmin, ao lado dos ministros os ministros da Defesa, José Múcio, da Saúde, Nísia Trindade, da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, da Secretaria de Comunicação da Presidência da República, Paulo Pimenta, do Desenvolvimento e Assistência Social, Wellington Dias, das Cidades, Jader Filho, e do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, além de representantes de outros ministérios e órgãos federais.

Pix Solidário

O governo do Rio Grande do Sul criou uma chave Pix para doações vindas de pessoas físicas ou empresas para auxiliar as vítimas das fortes chuvas e enchentes que atingiram o estado na última semana. De acordo com o Executivo estadual, a medida tem o objetivo de assegurar a destinação correta, por um canal oficial, dos valores, além de possibilitar a auditoria do processo. A conta para as doações é do Banco do Estado do Rio Grande do Sul (Banrisul) e aceita doações de qualquer valor pela chave Pix (CNPJ) 92.958.800/0001-38. 


Edição: Katia Marko