Rio de Janeiro

DIREITOS HUMANOS

Fórum Grita Baixada promove debate nas redes sobre filmes que tratam de desaparecimentos forçados

Live na noite da próxima quarta-feira terá conversa com diretores dos documentários "Desova" e "Cadê Você"

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
desaparecimento forçado
Em 2011, a ONU declarou o 30 de agosto como o Dia Internacional das Vítimas de Desaparecimentos Forçados - Fernando Frazão/ Agência Brasil

O Fórum Grita Baixada promove na quarta-feira (30), das 18h às 19h, uma live pela plataforma Facebook. A data marca o Dia Internacional de Vítimas de Desaparecimentos Forçados e o encontro, que tem parceria com a Quiprocó Filmes, o Observatório Fluminense da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e a ONG Rio de Paz, vai debater dois lançamentos audiovisuais recentes sobre o tema.

Leia mais: Baixada Fluminense (RJ) registrou 361 denúncias de desaparecimentos forçados em cinco anos

Uma das conversas será com Laís Dantas, diretora do documentário "Desova", que venceu recentemente o prêmio de Melhor Filme na Competição Oficial Internacional de Curtas-metragens do 12º Festival Internacional de Cine Político (FICIP), em Buenos Aires, na Argentina.

O filme aborda o desaparecimento forçado de pessoas na Baixada Fluminense como um produto da violência urbana e de Estado e suas dinâmicas criminais, mostrando principalmente os atravessamentos e consequências nas vidas das mães que perderam seus filhos e seus
processos de superação que incluem a criação de grupos e coletivos de apoio.

O bate-papo também contará com Humberto Nascimento, diretor do documentário "Cadê Você". O filme parte da morte e sumiço do ajudante de pedreiro Amarildo de Souza, morador da Rocinha, em julho de 2013, e toda a repercussão nacional e internacional que o caso ganhou.

A partir daí há um recuo histórico sobre esse tipo de crime que remonta à época dos desaparecidos políticos da ditadura civil-militar-empresarial (1964 -1985) e alcança os dias atuais, onde as novas vítimas são mães e familiares de bairros periféricos ou favelas do Rio e da Baixada Fluminense.

A importância da live é dar visibilidade a esse tema tão sensível utilizando-se desses dois grandes representantes do cinema de denúncia.

A transmissão da live ocorrerá no Facebook do Fórum Grita Baixada (@forumgritabaixada), com reprodução dos canais Quiprocó Filmes e da ONG Rio de Paz.

Edição: Eduardo Miranda