Rio Grande do Sul

EDUCAÇÃO

Conselho de Psicologia vai propor pacto coletivo de cuidado com as escolas e o enfrentamento das violências

CRPRS promove na quinta e sexta-feira o evento on-line 'Redes de Prevenção e Enfrentamento à Violência na Escola'

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Segundo levantamento da Unicamp, liderado pela pesquisadora Telma Vinha, foram registrados no país, entre 2002 e 2023, 22 ataques, sendo 10 deles nos últimos dois anos - Crédito: Rafael Fernandes/SEE

Em abril deste ano escolas brasileiras foram alvos de ataques. Com o objetivo de prevenir e enfrentar a violência nas escolas, o Conselho Regional de Psicologia do RS (CRPRS) promoverá nos 31/08 e 01/09 o evento on-line “Redes de Prevenção e Enfrentamento à Violência na Escola: oportunidades a partir da Lei 13.935/19". A atividade, que será transmitida pelo Canal do Conselho no YouTube, será dividida em dois momentos: o primeiro voltado a psicólogos e o segundo à comunidade escolar.  

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Segundo levantamento da Unicamp, liderado pela pesquisadora Telma Vinha, foram registrados no país, entre 2002 e 2023, 22 ataques, sendo 10 deles nos últimos dois anos. De acordo com o relatório O extremismo de direita entre adolescentes e jovens no Brasil: ataques às escolas e alternativas para a ação governamental, foram 34 ataques a escolas evitados no Brasil entre 2012 e 2022, sendo 22 deles somente no ano passado. 

De acordo com o Conselho, a ideia do evento é convocar diferentes segmentos da sociedade a firmar um pacto coletivo de cuidado com as escolas e o enfrentamento das violências. “Queremos promover reflexões, tanto para a categoria profissional quanto para a sociedade em geral, com base no pressuposto de que a violência nas escolas diz respeito a toda sociedade e exige compromisso intersetorial, mobilizando redes de prevenção e enfrentamento à violência na escola, o que pode ser oportunizado pela efetivação da Lei Federal nº 13.935/19”, afirma a conselheira do CRPRS Silvana Maia Borges. 

A Lei nº 13.935/19, que determina a inserção de psicólogos e assistentes na rede pública de educação básica de todo o país, foi aprovada em 2019, mas ainda não foi implementada na maioria dos municípios. “A proposta é que esses profissionais possam contribuir com uma cultura de cuidado e atenção às comunidades escolares e seus territórios, sempre buscando garantir, a partir dessa atuação multiprofissional, o acesso a direitos básicos da população, minimizando a ocorrência de episódios violentos”, explica Silvana. 


Edição: Katia Marko