Rio Grande do Sul

LEVANTAMENTO

Comissão entrega relatório final sobre ciclones ao presidente da Assembleia Legislativa

O documento, composto por mais de 40 páginas com imagens e anexos, detalha os efeitos devastadores em várias regiões

Brasil de Fato | Porto Alegre |
O relatório destaca o sério impacto dos desastres naturais no Rio Grande do Sul - Foto: Divulgação

A Comissão Externa liderada pelo deputado Adão Pretto entregou, nesta terça-feira (22), o relatório final sobre os impactos dos ciclones extratropicais que atingiram o Rio Grande do Sul, em junho e julho deste ano, ao presidente da Assembleia Legislativa, Vilmar Zanchin.

:: Geraldo Alckmin compromete-se a buscar alternativas para apoiar as famílias afetadas pelos ciclones ::

O relatório, composto por mais de 40 páginas, com imagens e anexos detalhando os efeitos devastadores em várias regiões, propriedades, setores econômicos e famílias, é resultado de um mês de trabalho intenso da Comissão, formada pela deputada Nadine e os deputados Martin, Joel, Luciano Silveira e Jeferson Fernandes.

As informações contidas no documento agora estão disponíveis para governos, órgãos de proteção e a população em geral. O relatório destaca o sério impacto dos desastres naturais no Rio Grande do Sul, que vão desde estiagens até inundações e ventos fortes. Cada região enfrenta desafios meteorológicos distintos.

Na ocasião, o deputado Adão Pretto ressaltou a importância da criação de uma Comissão Permanente para lidar com fenômenos naturais no estado e alertou que o governo do estado passe a adotar abordagens proativas e planejadas. O deputado argumenta que esperar pelos danos antes de agir não é uma estratégia segura e eficiente.

:: Deputado Adão Pretto anuncia plano de trabalho e socorro às vítimas do ciclone no estado ::

Pretto também destacou o rápido apoio do governo federal, por meio dos ministérios e da Defesa Civil nacional, enfatizando a necessidade do governo Leite adotar uma abordagem mais coordenada para garantir a segurança da população e proteger a economia do estado.

O deputado se colocou à disposição para liderar uma comissão permanente dentro da Assembleia Legislativa, caso sua proposta de trabalho preventivo e contínuo seja aceita.


Edição: Katia Marko