Rio de Janeiro

CULTURA

Fernanda Montenegro faz monólogo sobre Nelson Rodrigues de graça em arena do Parque Madureira

Apresentação de "Nelson Rodrigues por ele mesmo" marca os dez anos da Arena Carioca Fernando Torres

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
fernanda montenegro
Relação de Fernanda Montenegro com a obra rodriguiana vem da década de 60 e é marcada pela "O beijo no asfalto" e pelo filme “A Falecida” - Matheus José Maria/Divulgação

Aos 93 anos, a atriz Fernanda Montenegro fará uma apresentação gratuita do monólogo "Nelson Rodrigues por ele mesmo" no próximo sábado (19), às 19 horas, na Arena Municipal Carioca, no Parque Madureira. O texto que Fernanda fará uma leitura dramática é baseado na obra de Sonia Rodrigues, filha do escritor e dramaturgo.

Leia mais: Fernanda Montenegro é a mulher mais admirada do Brasil; Dilma é a quinta

O evento marca os dez anos da arena, que leva o nome de Fernando Torres, marido da atriz e falecido em 2008. Nascida no vizinho bairro do Campinho, Fernanda foi quem sugeriu o nome de Fernando Torres para o espaço cultural. Eles foram casados por 60 anos e tiveram dois filhos: o cineasta Cláudio Torres e a atriz Fernanda Torres.

"Eu sou uma suburbana de corpo e alma. Madureira está dentro da minha vivência suburbana e carioca", disse Fernandona em dezembro de 2012, durante a inauguração da Arena Carioca Fernando Torres. Na ocasião, ela recitou letras escritas por célebres compositores do mundo do samba como Paulinho da Viola, Dona Ivone Lara e Diogo Nogueira.

A Prefeitura investiu R$ 3,7 milhões na construção da arena cultural, que tem 1.372 metros quadrados e 163 metros quadrados de palco. A capacidade é para 330 pessoas sentadas. Diversificada, democrática e constante, a programação da Arena Carioca Fernando Torres – ao longo de uma década de vida – já recebeu peças de teatro, performances e shows musicais.

A relação de Fernanda Montenegro com a obra rodriguiana é antiga. Na década de 60, ela estreou a peça "O beijo no asfalto" e brilhou no filme “A Falecida”, dois clássicos do dramaturgo que contribuíram para a montagem atual, que dá voz à multiplicidade de tons, do trágico ao cômico, do intimista ao polêmico, tão próprios de Nelson.

Para ver Fernanda Torres em Madureira, basta levar 1kg de alimento não perecível. A entrada será por ordem de chegada. Os interessados devem retirar ingresso antecipadamente na plataforma Imply, disponível três dias antes. Informações no Instagram (@cultura_rio).

Rua Bernardino de Andrade 200. Parque Madureira Mestre Monarco (Portão 4). Sáb (19/9), às 19h. 60 minutos. 14 anos.

Grátis 1kg de alimento não perecível). Retirada de ingressos via Imply. Informações no Instagram (@cultura_rio).

Edição: Eduardo Miranda