Rio de Janeiro

VIOLÊNCIA DO ESTADO

PMs de operação que resultou na morte de adolescente na Cidade de Deus são afastados das ruas

Decisão é provisória, até que investigações da Polícia Civil sejam concluídas; Corregedoria da PM também apura o caso

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
thiago menezes
Familiares acusam os agentes de terem executado o jovem, enquanto a PM diz que houve confronto no local - Reprodução

Quatro policiais militares que participaram da operação que resultou na morte do adolescente Thiago Flausino Menezes, de 13 anos, foram afastados temporariamente do serviço nas ruas até que as investigações sejam concluídas, informou a Polícia Militar. A ação policial ocorreu na madrugada da última segunda-feira (7) na Cidade de Deus, zona oeste do Rio de Janeiro.

Leia mais: Artigo | A imagem que explica o brutalismo: caveirão e corpos negros nas páginas de jornal

As armas utilizadas pelos PMs na operação foram apreendidas e estão sendo periciadas. O caso está sendo conduzido pela Polícia Civil, que analisa também imagens de câmeras de segurança das ruas onde ocorreu a ação da PM. A Corregedoria da Polícia Militar também investiga o caso.

Na última terça-feira (8), o Ministério Público do Rio de Janeiro instaurou inquérito para apurar as circunstâncias da morte do adolescente, que foi atingido enquanto estava na garupa de uma moto.

O Ministério Público fez na quarta-feira (9) diligências na chamada Porta do Céu, uma das entradas da Cidade de Deus. Além de uma análise do local do crime, o promotor de Justiça responsável pelo caso está colhendo informações que serão utilizadas no procedimento investigatório criminal (PIC).

Leia também: Claudio Castro anuncia construção de "muro de segurança" separando favelas da Linha Vermelha

Familiares acusam os agentes de terem executado o jovem, enquanto a PM diz que houve confronto no local. Thiago Menezes Flausino foi atingido em uma rua de acesso à Cidade de Deus. Ele faz parte de uma estatística do estado que totaliza 2.484 homicídios de adolescentes, de janeiro de 2013 a março de 2019, segundo dados do Instituto de Segurança Pública (ISP).

Segundo a plataforma Fogo Cruzado, no primeiro semestre de 2023, 14 crianças e 26 adolescentes foram baleados no Grande Rio, com ao menos 16 menores mortos.

Edição: Eduardo Miranda