Rio Grande do Sul

INCENTIVO

Frente Parlamentar de Apoio e Incentivo aos Institutos Federais no Estado visa fortalecer a educação

Deputado Adão Pretto fará o lançamento oficial nesta sexta-feira (11), às 11h, na Assembleia Legislativa

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Adão Pretto divulgará que o presidente Lula irá anunciar a expansão dos IFs dentro do PAC, beneficiando o Rio Grande do Sul com novas unidades e ampliações - Foto: @paulinhorobertosilva

O lançamento oficial da Frente Parlamentar de Apoio e Incentivo aos Institutos Federais (IFs) é iniciativa do deputado estadual Adão Pretto (PT) e visa fortalecer a educação no RS através de ações de apoio e incentivo aos Institutos Federais. A instalação, nesta sexta-feira (11), às 11h, no Plenarinho da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, contará com a presença de autoridades, membros da comunidade acadêmica e estará aberta ao público.

:: Reunião busca consolidação e instalação de novos Institutos Federais em Porto Alegre ::

Nos últimos seis anos, os cortes de verbas resultaram em incertezas nas instituições de ensino, gerando preocupações entre funcionários e estudantes em relação à suspensão de cursos e ao futuro dos IFs.

"Os cortes e o congelamento dos investimentos públicos são coisas do passado. Com a liderança do nosso presidente Lula, estamos resgatando o olhar de futuro para nossos estudantes nas salas de aula e proporcionando condições de trabalho e formação de alto nível nos IFs. Os Institutos têm um dos melhores Ensinos Médios Integrados do mundo, de acordo com o Programa Internacional de Avaliação de Estudantes - PISA", ressaltou o deputado.

Adão Pretto também divulgará que o presidente Lula irá anunciar a expansão dos IFs dentro do PAC, beneficiando o Rio Grande do Sul com novas unidades e ampliações. "O MEC aumentou o orçamento para níveis de 2019. São 2,44 bilhões adicionais para a educação superior e ensino profissional e tecnológico no Brasil."

:: Lula recebe reitores e diz que universidades e institutos federais vão "sair das trevas" ::

Em julho, uma reunião promovida pelos mandatos da deputada federal Maria do Rosário (PT/RS), do deputado estadual Leonel Radde (PT) e do vereador Aldacir Oliboni (PT), tratou sobre a consolidação e expansão da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica.

No encontro, se falou da possibilidade de instalação de dois novos campi do IFRS em Porto Alegre, um na Zona Leste e outro na Zona Norte da Capital. Também se abordou a possibilidade de projetos para ampliar a cobertura territorial dos Campi já existentes, na Restinga e no Centro, com a possibilidade de projetos como polos e campi avançados em bairros com diferentes necessidades. Também foi salientada a ideia de consolidar o que já existe, com recomposição orçamentária, novos concursos públicos, a fim de garantir o acesso e a autonomia da população à educação e bem promover o desenvolvimento das comunidades e das juventudes.

Das 680 unidades de Educação Profissional e Tecnológica, 500 foram criadas nos primeiros mandatos do presidente Lula e da presidenta Dilma. No RS, existem 42 unidades vinculadas a três Institutos Federais. Os Institutos ofertam 50% de vagas para o ensino técnico e 50% para graduação e pós-graduação. Além disso, eles promovem projetos de extensão com as comunidades.


Edição: Katia Marko