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No Rio, concessionárias de luz, água e gás participam de mutirão de negociação de dívidas

Ação acontece de segunda a sexta na sede do Procon RJ, no centro do Rio, até o dia 11 de agosto

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
conta de luz
Nesta etapa serão realizadas apenas negociações com concessionárias de serviços públicos - Divulgação

A partir desta segunda-feira (31), o Procon do Estado do Rio de Janeiro inicia mais uma etapa do mutirão "Renegocia!". Desta vez, os consumidores poderão abater débitos com concessionárias de serviços básicos como luz, água e gás. A primeira semana de renegociações foi feita com os bancos, alcançando 45% de acordos. Os descontos chegaram, em alguns casos, a 95% sobre o valor da dívida.

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A ação acontece em apoio à Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) até o dia 11 de agosto. O objetivo é atender consumidores que buscam renegociações de débitos com instituições bancárias, concessionárias de serviços públicos e com empresas de telecomunicações. Os consumidores poderão tratar pendências financeiras com empresas de telefonia na última semana da campanha.

O mutirão "Renegocia!" acontece de segunda à sexta na Av. Rio Branco, nº 25 (5º andar), centro do Rio. A distribuição de senhas é das 10h às 15h. Em dias de jogos da Seleção Brasileira de Futebol Feminino, o horário será diferenciado.

Superendividados

Nesta etapa da ação, que vai a próxima sexta-feira (4), serão realizadas apenas negociações com concessionárias de serviços públicos. O presidente do Procon estadual, Cássio Coelho, disse que o objetivo é solucionar os casos mais graves. 

"Nesse mutirão, estamos buscando identificar os casos de superendividamento, que são mais complexos, pois o montante da dívida compromete o mínimo existencial e encaminhando os consumidores para tratamento do caso junto ao nosso Núcleo Especializado", explica Cássio Coelho.

Os consumidores identificados como casos de superendividamento são encaminhados ao Núcleo de Tratamento ao Consumidor Superendividado. O superendividamento, além de impedir o consumidor de estar em dia com suas obrigações financeiras, também afeta os gastos básicos como moradia, saúde e alimentação. O Procon-RJ lançou uma cartilha com orientações para o consumidor superendividado.

Serviço

Mutirão "Renegocia!" do Procon RJ

De segunda à sexta, com distribuição de senhas das 10h às 15h. 

Endereço: Av. Rio Branco, nº 25 (5º andar).

Edição: Clívia Mesquita