Rio de Janeiro

HOMENAGEM

No Rio, Parque das Ruínas é renomeado como Parque Glória Maria

Decreto foi publicado nesta quinta-feira (20) pela prefeitura em reconhecimento ao legado da jornalista

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
O Centro Cultural Parque das Ruínas foi a casa da grande mecenas da Belle Époque carioca, Laurinda Santos Lobo - Foto: Alexandre Macieira/Prefeitura do Rio

Um decreto da Prefeitura do Rio publicado nesta quinta-feira (20) altera o nome do Parque das Ruínas, localizado na Rua Murtinho Nobre, no bairro de Santa Teresa, para Parque Glória Maria, em homenagem à jornalista morta em 2 de fevereiro deste ano.

O Centro Cultural Parque das Ruínas foi a casa da grande mecenas da Belle Époque carioca, Laurinda Santos Lobo. Laurinda reunia intelectuais e artistas nas  dependências do palacete, que hoje é um dos mais belos projetos premiados do arquiteto Ernani Freire e casa de trabalhos experimentais de artes plásticas.

Leia mais: RJ: Jornalista Glória Maria é homenageada com nome de rua em Búzios

Legado no jornalismo

A jornalista Glória Maria, nasceu em Vila Isabel, na zona norte do Rio, e era filha de um alfaiate e uma dona de casa. Ela foi a primeira repórter a entrar ao vivo em cores no "Jornal Nacional", da TV Globo.  

Ao longo de cinco décadas de carreira, a repórter mostrou mais de 100 países em suas reportagens e protagonizou momentos históricos, como a cobertura da Guerra das Malvinas, em 1982.

Glória Maria deixou duas filhas, Maria e Laura. A apresentadora tratava complicações de um câncer no pulmão diagnosticado em 2019.
 

Edição: Jaqueline Deister