Rio de Janeiro

AGENDA CULTURAL

Espetáculo de dança "Zona Franca" encena até domingo o transe provocado pelos batuques

Cia Suave fica em cartaz no Teatro Nelson Rodrigues, no centro do Rio de Janeiro, em curta temporada

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
cia suave
Grupo faz passagem pelo Rio, após turnê por países da Europa e Estados Unidos - Renato Mangolin/Divulgação

Até domingo (18), a Cia Suave está em cartaz no Teatro Nelson Rodrigues, no centro do Rio de Janeiro, com o espetáculo de dança "Zona Franca", fazendo uso de elementos ritualísticos como o transe e a vertigem provocada pelos batuques.

O grupo de dança capitaneado por Alice Ripoll sente que caminha num Brasil que renasce das cinzas, e leva ao palco uma cena composta por questionamentos sobre as encruzilhadas. Como se dão as lutas dentro de nós, entre as forças que nos compõe? Como farejar os caminhos? O quanto um encontro artístico pode mudar o rumo de uma vida?

"A zona é franca, são verdades que trazemos. Criamos um espaço onde se busca a liberdade, dos intérpretes e também do público, mas também parece verdade outra sombria zona franca global que se alastra na economia mundial. O título também se refere à livre incorporação de elementos de diferentes danças e músicas, característica dos movimentos artísticos nascidos após a Internet”, adianta Alice Ripoll.

A Cia Suave segue com a pesquisa iniciada nos espetáculos anteriores “Suave” e “Cria” sobre a relação das danças urbanas e populares do Brasil com uma encenação contemporânea, questionando que vozes falam essas danças e o que se pode expressar através delas.

Além do “passinho”, que está presente em boa parte do novo trabalho, a nova criação apresenta também elementos de dança contato, teatro, pesquisas vocais, danças afro, afrohouse, Sabala, TikTok, e danças do norte e nordeste do Brasil, como pisadinha e brega funk.

O espetáculo pode ser visto, segundo a diretora, como “um momento decisivo, um portal que se atravessa”. Assim como a companhia tem feito com os oceanos, cruzando o mundo e ultrapassando limites.

“Temos passado por muitos países da Europa - França, Bélgica, Inglaterra, Espanha, Alemanha, Itália, Suíça, Holanda, Portugal, entre outros. E também Estados Unidos. E neste ano vamos pela primeira vez para o Japão”, comemora Alice que, com sua companhia, formada por bailarinos oriundos da Penha e do Complexo do Alemão, participou de alguns dos festivais e teatros mais importantes do cenário.

Serviço

Quinta-feira a sábado às 19h; domingo às 18h

Ingressos: R$ 10 (inteira) / R$ 5 (meia-entrada)

Link de vendas: https://bilheteriacultural.com/ 

Local: Teatro Nelson Rodrigues, na Avenida República do Paraguai, 230 - Centro

Informações: (21) 3509-9600

Classificação Indicativa: 16 anos

Duração: 60 minutos

Edição: Eduardo Miranda