Rio de Janeiro

DIA D

Detran-RJ realiza mutirão na sexta-feira (16) para atender pessoas com deficiência

Usuário PCD poderá realizar serviços de identificação civil e de habilitação em qualquer unidade do departamento

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
O Dia D contará com parceria da Secretaria de Estado de Trabalho e Renda (Setrab) que oferecerá vagas de emprego para o público PCD - Foto: Alexandre Simonini

Na próxima sexta-feira (16), o Departamento Estadual de Trânsito do Rio de Janeiro (Detran-RJ) realizará atendimento prioritário para pessoas com deficiência. A ação, homenagem ao Dia do Orgulho Autista, contará com a parceria da Secretaria de Estado de Trabalho e Renda (Setrab) que oferecerá vagas de emprego para o público PCD.

O usuário PCD poderá realizar serviços de identificação civil e de habilitação em qualquer unidade do departamento, sem necessidade de agendamento prévio. Já os serviços veiculares serão disponibilizados no posto Detran Acessível – PCD, que fica na Av. Francisco Bicalho, a entrada para o local é pela Rua Idalina Senra 35, no bairro de São Cristóvão, no município do Rio de Janeiro. 

Leia mais: Câmara do Rio aprova PL que garante ingressos de menor preço para pessoas com deficiência

 Além disso, o público prioritário também poderá fazer a inscrição para o programa Cidadania Sobre Rodas, que oferece aulas gratuitas de direção para pessoas que necessitam de carro adaptado. Para se inscrever, o candidato deverá comparecer ao Posto Detran Acessível – PCD, das 8h às 16h, ou procurar uma das 18 Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretrans) para se cadastrar neste dia. As vagas são limitadas.

O Dia D do Detran para pessoas com deficiência contará também com o curso “Oficina sob Medida” no Posto Detran Acessível – PCD. O conteúdo inclui noções básicas sobre o funcionamento das partes mecânica e elétrica de veículos, a fim de que sejam identificados e solucionados problemas, antes que causem riscos. 

Documentos necessários

A emissão de identidade será gratuita, assim como os serviços de primeira habilitação e renovação da carteira de motorista - sendo que os serviços de habilitação necessitam de abertura de processo administrativo. Os atendimentos serão feitos com a apresentação de laudo médico original, emitido nos últimos seis meses, informando o Código Internacional de Doenças (CID) e a descrição da deficiência.

Os interessados devem verificar no site do Detran quais os documentos obrigatórios para fazer cada serviço.

Leia mais: Caixa lança linha de crédito para pessoas com deficiência

Os candidatos ao curso de direção Cidadania Sobre Rodas precisam levar original e cópia da carteira de identidade, original e cópia do CPF, original e cópia do comprovante de residência ou domicílio no estado do Rio de Janeiro (conta de água, luz ou telefone). Caso não possa apresentar a referida documentação, o candidato deverá preencher a Declaração de Residência fornecida pelo Detran no ato de abertura do processo administrativo. Também é necessário estar com o laudo médico recente, emitido nos últimos seis meses, contendo o tipo e grau da deficiência, além do código da tabela CID-10. 

Além dos serviços oferecidos pelo Detran-RJ, uma equipe do Núcleo Estadual de Atendimento às Pessoas com Deficiência(Nead) da Setrab estará na unidade do localizada na Avenida Francisco Bicalho para dar orientação profissional e oferecer vagas de emprego. O órgão lembra que os interessados devem levar carteira de trabalho, PIS/NIT/Pasep e CPF. É imprescindível levar também o laudo médico com a CID.

Ciretrans

Confira as unidades onde o público PCD poderá se inscrever para o programa “Cidadania Sobre Rodas”, das 8h às 16h30, no Dia D (16/6):
 
1ª CIRETRAN – NITERÓI
- Rua Desidério de Oliveira, s/nº - Centro
 
2ª CIRETRAN – CAMPOS DOS GOITACAZES
- Rua Barão de Miracema, nº 246 - Centro
 
4ª CIRETRAN – NOVA IGUAÇU
- Av. Abílio Augusto Távora, nº 1111, Sl 4080/81- Shopping Nova Iguaçu - Bairro Luz
 
5ª CIRETRAN – PETRÓPOLIS
- Condomínio Shopping ABC / Rua: Tereza, 1515 - Alto da Serra
 
7ª CIRETRAN – DUQUE DE CAXIAS
- Av. Brigadeiro  Lima e Silva, 23 – 25 de agosto
 
8ª CIRETRAN – ARARUAMA
- Av. Getúlio Vargas s/n – Parque Hotel – ao lado da UPA
 
9ª CIRETRAN – TERESÓPOLIS
- Rua: Joseppha Copelo, 390 - Bairro de Fátima
 
14ª CIRETRAN – PÁDUA
- Parque de Exposições Governador Antônio de Pádua Chagas Freitas / Rod. Prefeito Renato de Alvim Padilha, 3034 - Alto das Sete Moças
 
16ª CIRETRAN – TRÊS RIOS
- Rua Prefeito Joaquim José Ferreira, 28 – Centro
 
19ª CIRETRAN – SÃO JOÃO DE MERITI
- Rua Defensor Publico Zilmar Pinnaud, s/nº - Jardim Meriti
 
20ª CIRETRAN – CABO FRIO
- Rua Meira Junior, s/nº - Centro   
 
21ª CIRETRAN – ANGRA DOS REIS 
- Rua Poeta Brasil dos Reis, s/nº
 
22ª CIRETRAN – RIO BONITO
- Rua Desembargador Itabaiana de Oliveira, nº 39
 
23ª CIRETRAN – BARRA DO PIRAÍ
- Av. Prefeito Iago José  Castro Valério, nº 452 – Oficinas Velhas
 
25ª CIRETRAN – MIRACEMA
- Av. Deputado Luís Fernando Linhares, nº 1010, Centro - Parque de Exposições Jamil Cardoso
 
26ª CIRETRAN – ITABORAÍ
- Avenida 22 de Maio, s/n - Terminal CODERTE - Venda das Pedras
 
27ª CIRETRAN – MESQUITA
- Rua Juliana, nº 478 – Santo Elias
 
SAT SEROPÉDICA
Av. Rita Batista nº 11 – Bairro Dom Bosco/ KM 40

Edição: Jaqueline Deister