Distrito Federal

balanço

Seminário discute avaliação e planejamento do Carnaval do DF

Evento realizado no CLDF resultou em encaminhamentos e relatório que será entregue ao governo

Brasil de Fato | Brasília (DF) |
Evento contou com participação do público de forma presencial e online - Gabinete Dep. Gabriel Magno

A Câmara Legislativa do Distrito Federal realizou nos dias 12 e 13 de junho um seminário para discutir o balanço e as perspectivas do Carnaval de Brasília. O evento foi realizado pela Comissão de Educação, Saúde e Cultura (Cesc), com o intuito de propor medidas para facilitar a programação das próximas ações, com foco no planejamento e a participação da comunidade.

“Algumas questões que foram apresentadas aqui são importantes como dados levantados e as interpretações que nos ajudam a pensar em novos dispositivos que de planejamento e desenho do Carnaval no DF”, afirmou o presidente da Cesc, Gabriel Magno (PT).

O seminário Carnaval no Distrito Federal: balanços e perspectivas contou com quatro painéis:  “Balanço do Carnaval de Rua de 2023”, “Experiências de Outras Cidades”, “Legislação e Financiamento” e “Gestão e Controle Social”.

Ao final do seminário, o presidente da Cesc informou que as discussões e encaminhamentos do encontro estarão em um relatório que será encaminhado à Secretaria de Cultura e Economia Criativa. Dentre os encaminhamentos está o de tornar o Seminário Carnaval do DF permanente com outros encontros na CLDF.

Também ficou acertada a realização de uma reunião especifica para discutir a territorialidade do Carnaval 2024 e a previsão orçamentaria do evento a partir da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) do DF.

A representante da Comissão de Esporte e Cultura da OAB-DF, Veranne Magalhães, falou durante o seminário sobre a importância de se discutir mais para fazer um carnaval mais organizado e democrático em 2024. “A gente sabe que não tem como o Carnaval sair sem o apoio do estado. E o samba, os blocos de rua trazem uma questão de controle social altamente democrático” defendeu a representante da OAB-DF.

O evento realizado no auditório da CLDF foi aberto à participação do público de forma presencial e online. Além disso houve homenagens aos realizadores da festa, por meio da entrega de moções, os participantes do seminário receberão certificados digitais de participação.

O público presente ainda pode conferir uma exposição com 34 imagens registradas pelos fotojornalistas Zuleica de Souza, André Duzek, Adauto Cruz, Juliana Caribé, Lula Marques e Elza Fialho durante vários carnavais no DF.

Carnaval fora de época

Os desfiles das escolas de samba no Distrito Federal acontecem nos dias 23 e 25 de junho no Sambódromo de Brasília.

Inicialmente o evento estava previsto para acontecer entre os dias 21 e 22 de abril, como parte das comemorações dos 63 anos de Brasília. No entanto, o desfile foi adiado no início de abril em razão de questionamentos de irregularidades apontados pelo TCDF, após a representação da Aliança Brasiliense às Escolas de Samba do Distrito Federal (Abessa).

:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato DF no seu Whatsapp ::

Edição: Flávia Quirino