Rio de Janeiro

Fome no Brasil

Campanha Brasil sem Fome foca nas 32 milhões de crianças vivendo em situação de pobreza no país

Pelo terceiro ano consecutivo, ong Ação da Cidadania lança campanha de combate a insegurança alimentar

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
A a ONG ação da Cidadania arrecada toneladas de alimentos todos os anos - Raquel Júnia/ EBC

Nesta quarta-feira (17), a campanha Brasil sem Fome, organizada pela Ação da Cidadania, tem início. Pelo terceiro ano consecutivo, o projeto é colocado em prática com o objetivo de arrecadar e distribuir alimentos para famílias em todo o país, como forma de assegurar o direito à alimentação adequada, principalmente na primeira infância. 

“Betinho já dizia que a democracia é incompatível com a miséria. Enquanto houver o desafio de superar a fome no país, não há como garantir que outros direitos sejam cumpridos. Se um cérebro saudável usa 20% da energia do corpo e essa energia vem dos alimentos, como uma criança com fome será capaz de aprender?”, ressalta Rodrigo “Kiko” Afonso, diretor-executivo da Ação da Cidadania.  

Segundo dados do Fundo de Emergência Internacional para Crianças das Nações Unidas (UNICEF), ao menos 32 milhões de meninas e meninos vivem na pobreza no Brasil. Ou seja, milhares de crianças não têm o que comer.

Leia também: Incerteza sobre futuro dos quiosques da praia de Icaraí em Niterói (RJ) preocupa trabalhadores

Já recente pesquisa divulgada pela Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (Rede Penssan), em parceria com a Ação da Cidadania, revelou que a fome no país dobrou nas famílias com crianças menores de 10 anos e hoje está presente em 18,1% das casas com moradores dessa faixa etária. 

Em 37,8% das casas brasileiras onde moram crianças menores de 10 anos, há insegurança alimentar grave ou moderada. Esse percentual é maior do que a média nacional, quando consideramos todos os domicílios. 

A situação é ainda mais grave no Norte, onde 40% das casas com moradores nesta faixa de idade sofrem com a falta de comida, e no Nordeste, onde famílias de 7 dos 9 estados também passam por situações parecidas.

Outro dado alarmante aponta que, todos os dias, em média, 11 crianças menores de 5 anos são internadas por desnutrição no Brasil, a maior média desde 2012, segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), com base em dados obtidos através do Ministério da Saúde. A região Nordeste concentra 36% dos casos, superando os demais estados do país.

“O aumento da insegurança alimentar também é impactado por outros fatores que não apenas a comida, mas também gênero, raça e cor, escolaridade, renda, tipo de ocupação e emprego, principalmente dos responsáveis pelos domicílios. O desemprego e a falta de moradia, agravados pelos recentes cortes de investimentos e desmontes de políticas públicas, também impactaram na qualidade de vida de crianças e adolescentes”, diz trecho do texto da Ação da Cidadania.

O Brasil sem Fome foi lançado pela primeira vez em 2002, retornando em 2021, durante a pandemia do Coronavírus, quando foram doadas mais de 20 mil toneladas de alimentos em todo o país. As doações devem ser feitas no site www.brasilsemfome.org.br ou pelo PIX: [email protected].

Edição: Mariana Pitasse